Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Páginas: 1 2 
Particionando o HD sem perder os dados utilizando (Lido 26425 vezes)   
admin
Administrador

Escolha seu avatar
lá no painel de
controle! :)

Postagens: 5439
Brasil
Particionando o HD sem perder os dados utilizando
27.06.2004 às 00:00:44

Introdução:

Fips é um programa designado para reparticionar uma partição DOS sem apagar os dados nele contidos.

FIPS pode ser facilmente encontrado nos sites de distribuição do linux (geralmente no diretório dosutils). Também disponibilizamos no nosso servidor para download:

Downloads:

Fips15.zip
http://members.xoom.com/linuxall2/download/Fips20.zip

Para discos que usam FAT32, vc deve pegar a versao 2 do programa.

Reparticionando o HD:

Você precisará de um programa de desfragmentação para mover todos os dados para o inicio do HD. FIPS irá fazer a repartição somente se você tiver o espaço livre necessário no fim do HD.

Pode-se usar o desfragmentador de disco do windows mesmo. Eu aconselho o Norton Speed Disk que vem junto com o Norton Utilities.

Obs:Se vc usa algum gerenciador de disco como o Staker/SuperStor/Doublespace ou Drivespace você deve ler o texto special.doc que vem junto com o FIPS antes de continuar.

1º passo: Descompacte o arquivo e copie os arquivos FIPS.exe, Restorrb.exe e o Errors.txt para um disco de boot.
Um disco de boot é facilmente feito digitando "sys a:" no prompt do dos, ou no windows formatando um disquete com o tipo de formatação "copiar apenas os arquivos do sistema".

2º passo:Execute agora o desfragmentador de disco ou o Speed Disk (mas antes configure para deixar o espaço livre no fim do HD).

3º passo: Coloque o disquete no drive e reinicie o computador, depois basta digitar fips no prompt.O fips apresentará um aviso:

Press any key

Pressione qualquer tecla e ele apresentará uma tabela do seu HD e perguntará em qual das partições existente em seu sistema você deseja reparticionar, normalmente você só terá uma ou duas partições e a partição desejada no nosso caso será a primeira, então vá em frente digite "1".Caso você tenha apenas uma partição, bastará teclar [enter]

4º passoAlegreepois de confirmada a opção ele irá perguntar se você deseja fazer copia de segurança de sua tabela do sistema, eu aconselho fazer, por via das dúvidas fazer backup é um ato sadio. Piscando

Do you want to make a backup copy of your root and boot sector before proceeding (y/n)? y
Do you have a bootable floppy disk in driver A: as described in the documentation (y/n)? y

5º passo: O Fips irá lhe perguntar o tamanho para a nova partição,use as setas esquerda e direita para escolher. Para continuar pressione a tecla ENTER e se a nova tabela do HD concidir com o que você quer, pressione a tecla "C", caso contrário redefina a tabela pressionando "R".

User the cursor keys to choose the cylinder, to continue.

Tecle as teclas setas direita/esquerda até que em New Partition tenha o tamanho desejado, e tecle [enter]

Do you want to continue or reedit the partition table (c/r)? c
Do you want to proceed (y/n)? y

6º passo: O fips fará todo o seu processo automaticamente e ao final você pode sair dele, dar o reboot no sistema e certificar-se que o seu sistema esteja rodando corretamente. Caso contrário pode recuperar usando aquele disquete de boot que você criou e os backups e rode o "restorrb.exe".

Autor: Thisoares

Fonte: http://www.htmlstaff.org

Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
erasmo13

I love YaBB 1 Gold!

Postagens: 1

Re: Particionando o HD sem perder os dados utiliza
Resposta #1 - 01.10.2004 às 16:05:13

olá amigo preciso saber como faço para aumentar a partição de um hd já particinado

DoiDao

Postagens: 1667
Blumenau, SC
Resposta #2 - 18.10.2004 às 15:02:50

Se tu usa Windows
baixa ou compra o Partition Magic :]
com ele eh sucegado

Visualizar Perfil WWW DoiDao eduardoalex.classic   IP registrado
gabriel_sobrinho

Não contavam com
minha astúcia!!!

Postagens: 44
Belo Horizonte
Resposta #3 - 14.11.2004 às 19:51:31

eu tenho um hd de 6.2gb com 4.4gb ocupado com o windows. eu gostaria de saber como faço o seguinte:

o windows ocupa uma média (em meu hd) uns 700mb.
meu dados pessoais mais ou menos 3gb. gostaria de colocar uma partição só para o windows de 1gb e o resto meus dados. como faço?

1 partição de 100% para duas 1gb e 5.2gb. nao consigo pois não tem como mover só o windows. entendeu???

Visualizar Perfil WWW gabriel_sobrinho@yahoo.com.br   IP registrado
gtaquino

I love YaBB 1 Gold!

Postagens: 4

Resposta #4 - 28.01.2005 às 22:25:38

???

PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
dakota

YaBB Rulez!

Postagens: 7
Indaiatuba
Resposta #5 - 13.03.2005 às 00:02:50

como faço para particionar dois hds do mesmo micro?

Visualizar Perfil saulohenriquesantos@hotmail.co   IP registrado
classico

YaBB Rulez!

Resposta #6 - 26.05.2005 às 23:06:57

tenho hd com 20G , 7G ocupados com programas do windows ME, não estou conseguindo acessar o DOS fica dificil fazer qualquer trabalho tem alguma dica?
querro particionar o hd sem perder dados

jovinho

Tô Aki...

Bom Retiro - SC
Resposta #7 - 30.05.2005 às 18:50:29

1º veja se o hd esta com fat ou fat32 ai decida se pode usar o sistema acima citado!!!

Visualizar Perfil WWW   IP registrado
Páginas: 1 2 

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!