Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Páginas: 1 2 
Instalando BlackBox (Lido 11265 vezes)   
admin
Administrador

Escolha seu avatar
lá no painel de
controle! :)

Postagens: 5434
Brasil
Instalando BlackBox
27.06.2004 às 00:10:18

Se você utiliza o KDE e acha ele muito pesado (com certeza ele é muito pesado), que tal usar um gerenciador de janelas mais leve?

Que tal utilizar o BlackBox?

Observações:
Este artigo foi criado utilizando-se o Slackware 9.0. Se você não utiliza o mesmo, não se preocupe, pois vai dar no mesmo.

1. Introdução

Se você é como eu, que acha o KDE muito pesado e cheio de coisa inútil (deve ser por isso que ele é tão pesado), então a minha solução para você (e para mim), é utilizar um gerenciador de janelas que seja mais leve.

Há varios gerenciadores de janelas para o Linux (que legal!), alguns mais pesados e outros mais leves, a escolha é a gosto do cliente.

Eu, pessoalmente, prefiro o BlackBox. É um gerenciador bem leve e totalmente configurável, o mais legal ,e que ele é bem fácil de se configurar.

Ao instalar o BlackBox, você poderá não gostar do menu que ele criará, isto acontece porque ele cria um menu padrão que muitas vezes não é do agrado de todos (na verdade não agrada ninguém!).

Mas se você realmente deseja criar um menu com a sua cara, com os seus programas preferidos ou mais usados, legal!. Mas estas instruções você não encontrará neste artigo, e sim em um outro artigo (“Criando e Alterando o Menu do BlackBox”), que também foi escrito por mim.

E não se esqueça que você tem que estar como root em alguns passos deste artigo.

2. Começando do começo

Primeiramente, para você alterar o menu do BlackBox, você tem que ter ele instalado na sua máquina (isso é lógico!).

Então se você quer instalar o BlackBox na sua máquina, você deve pegar o pacote e instalar (ou compilar ) e pronto (eu tenho certeza que disso você também já sabia).

O site oficial do BlackBox é:

http://blackboxwm.sourceforge.net

É só você procurar o link e baixar o arquivo (o arquivo compactado tem 286,1 kB)

Ou faça o download direto por aqui, mas neste caso você vai baixar a versão 0.65, que neste momento que você esta lendo, esta pode não ser a ultima versão estável

http://twtelecom.dl.sourceforge.net/sourceforge/blackboxwm/blackbox-0.65.0.tar.g...

Como você já deve ter percebido, o arquivo vai estar na extensão *.tar.gz. Então depois de descompactar o arquivo, você vai precisar descompactar e depois compilar o arquivo (uauu!!! parece até coisa de hacker, mas na verdade não tem segredo algum!).

2.1. Agora vai

Agora que você tem o arquivo *.tar.gz, é só você descompactar o arquivo com o comando:

# tar -xzvf “arquivo.tar.gz”

Obs: para utilizar este comando, você tem de estar na mesma pasta onde esta o arquivo compactado e trocar o “arquivo.tar.gz” (blackbox-0.65.0.tar.gz) pelo arquivo que você baixou. Lembre-se, este comando serve para descompactar qualquer arquivo compactado com esta extensão.

O símbolo “#” é só para representar o shell, não deve ser usado.

Depois de descompactado o arquivo, será criado uma pasta com o nome parecido com o do arquivo que você descompactou, então é entrar na pasta para começar a compilar o programa.

2.2.Compilando

Agora você vai começar a compilar o programa (lembre-se de estar na pasta criada depois da descompactação).

Então você vai utilizar estes três comandos para compilar o programa (na verdade estes três comandos são básicos para compilar a maioria dos programas sources).

É só você usar um comando por vez, esperando o termino de outro, não se preocupe se demorar alguns minutos, isto é normal.

2.2.1. Primeiro comando

# ./configure

obs: não esqueça de colocar o “.” e o ”/”

2.2.2.Segundo comando

# make

2.2.3.Terceiro Comando

Para usar este terceiro comando você tem de estar como root.

# make install

3.Agora não tem mais volta

Sim, agora não tem mais volta. Se você chegou até aqui, a única saída, será continuar.

E com certeza, você já pode começar a se achar um Dr. Frankstein, pois a sua criatura já esta pronta para receber a vida, basta você ligar a chave principal.

É, na verdade, já esta tudo pronto, e você já vai poder utilizar o seu gerenciador de janelas bem mais leve,mais rápido e flexível.

3.1.Gran Finale

Para iniciar o seu BlackBox, é só digitar:
# blackbox

Mas não esqueça de carregar modo gráfico.

4. Garoto rebelde

Se você não agüenta mais fazer parte do sistema, revolte-se, rebele-se, pule, grite, e mude todo o sistema da sua máquina (cuidado com a conotação que eu utilizei), e só assim você se sentirá livre!!!. Afinal, você esta utilizando Linux (se não estiver, como você conseguiu chegar até aqui?)

Para isto você pode configurar sua máquina para carregar em modo gráfico (run level 4), e utilizar um KDM ou um XDM, ou até mesmo um GDM, para fazer o login usando o seu BlackBox.

Assim você não vai mais ficar com inveja daquelas janelinhas de login do seu amigo que utiliza um Conectiva (quem disse que o Slackware não pode ser bonitinho?)

E para acabar totalmente com a sua sede de revolta, mude toda a cara do seu BlackBox, você pode começar pelo menu, depois crie um estilo com a sua cara, e que tal um papel de parede bem legal?

Mas isto, é uma outra história, e você terá de ler meus outros artigos.

by Cristiano Maciel
LinuxIT

Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
cytron

I love YaBB 1 Gold!

Postagens: 1

Re: Instalando BlackBox
Resposta #1 - 22.11.2004 às 12:31:21

Uma vez tentei instalar essa BlackBox mas não deu certo. Eu não aguento mais o KDE, vou tentar novamente.

Quero te fazer um pedidozinho... Que tal postar uma comparação entre Conectiva e Slackware?

Já tem um tempão que tento mudar de distro, mas sempre acabo voltando para o Conectiva... tudo por causa de hardware e funcionalidade. Todas as outras sempre dão problema, seja na interface gráfica, ou outra coisa. Só a Had Hat que ficou legal... mas credo!!! É mais comercial do que o Conectiva!

Coloque os prós e contras... que tal a idéia???

Marco Giovanni

Postagens: 744
Araguaína-Tocantins
Resposta #2 - 13.01.2005 às 21:19:33

o Slack é, sem dúvida, muito mais difícil de configurar que o CL, porém a grande vantagem é que, ao meu ver, por ele ter que ser feita todas as configurações manualmente, ele se torna bem mais leve, e vc pode fazer uma instalação bem personalizada, colocando apenas oq vc necessita usar, sem ter que instalar akeles RPM que enchem o pc de programas que às vezes vc nunca irá usar......

Falow

Visualizar Perfil Marco Giovanni Marco Giovanni marcoglima 72743080   IP registrado
henk_bra

YaBB Rulez!

Postagens: 1

Resposta #3 - 13.06.2005 às 11:42:26

estou precisando disto para implantar numa empresa, soh q o cara soh curte o windows, nao existe nenhum software semelhante pro windows?

led_zeppelin
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Postagens: 7079

Resposta #4 - 28.06.2005 às 23:49:32

Massa o tutorial... apesar de que hoje o BlackBox já tá incluso junto no CD do Slack...

Mas, ouvi falar que o FluxBox é tão leve quanto o Blackbox, e tem algumas funcionalidades e correções a mais... isso é verdade?

Agora eu to usando o KDE... mas já usei o XFCE, que gostei mto... e o FluxBox...

flws.

PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Dime

Pensou Fórum? Pense
PCFórum!

Postagens: 52

Resposta #5 - 19.02.2007 às 16:58:29

É semelhante ao Fluxbox?Tem como postar screen?
Eu tava configurando Fluxbox no meu Linux,mas ele deu um problema e agora não inicia mais,se conseguir fazer ele voltar posso experimentar Blackbox pq não estava gostando do Fluxbox mesmo.

led_zeppelin
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Postagens: 7079

Resposta #6 - 21.02.2007 às 00:00:39

Dime escreveu em 19.02.2007 às 16:58:29:
É semelhante ao Fluxbox?Tem como postar screen?
Eu tava configurando Fluxbox no meu Linux,mas ele deu um problema e agora não inicia mais,se conseguir fazer ele voltar posso experimentar Blackbox pq não estava gostando do Fluxbox mesmo.

É praticamente idêntico ao fluxbox. Na verdade o Fluxbox foi baseado nele, apenas foram incluídas mais algumas opções. Quando você minimiza uma janela no flux, ela fica lá embaixo, no blackbox não. Coisas desse tipo, pra melhorar a funcionalidade. Mas os temas que tem no fluxbox funcionam no blackbox, a configuração é muito parecida, você quase não notará diferença (a não ser por essas funcionalidades extras do fluxbox).

Falou.

renanqp

Arriscando sempre

Postagens: 145
São Paulo
Resposta #7 - 13.03.2007 às 20:54:15

Se alguém não entender o tutorial, não entende mais nada gostei foi muito bem detalhado até demais muito legal vou fazer pra testar, falow

Páginas: 1 2 

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!