Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Páginas: 1 2 
TUDO sobre Impressoras, entenda como funciona... (Lido 2229 vezes)   
Adevaldo Kowalski

Apoio Voluntário

Nunca Mais Viver Em
Fragmentos. Apenas
Se Conectar

Postagens: 981
Cerquilho
TUDO sobre Impressoras, entenda como funciona...
06.06.2006 às 02:06:35

Aprenda um pouco mais sobre IMPRESSORAS

Olá amigos PcForenses, movido pela pergunta feito por nosso amigo Marcalledo, que por sinal foi muito bem respondida pelo Gchemin, sobre algumas duvidas referentes a  impressoras, resolvi escrever este texto, procurando explicar da melhor maneira possível algumas características sobre os tipos de impressoras existentes no mercado.
Vamos entender primeiros quais são os tipo de impressoras e sua evolução, para poder facilitar nossa compreensão.

Tipos de impressoras existentes:

•      Impressoras de margaridas: Este tipo de impressora foi pioneiro, e graças a ela estamos com impressoras evoluídas hoje. Estas impressoras utilizam margaridas, cilindros ou discos que continham as letras a serem impressas. Podemos dizer que não passou de “Carimbos para computador”, pois ironicamente falando não passavam de carimbos, destes que encontramos nas mesas de escritórios, ou pelo ou menos encontrávamos.
•      Impressoras matriciais: Este tipo de impressoras é mais conhecido pela maioria de nós, pois ainda existe e esta presente em muitos dos lugares aonde vamos, eis uma impressora que vai demorar a sair de uso, como utilizam de minúsculas agulhas para imprimir, é muito útil para folhas com mais de uma via onde possua carbono, pois é a única que pressiona o papel, no caso com as agulhas. As impressoras matriciais utilizam uma cabeça de impressão que é constituída por algumas fileiras de agulhas, estas agulhas se movimentam de acordo com o comando dado pelo micro.
A impressão é feita com o impacto proporcionado pelas agulhas da cabeça de impressão, sobre a fita de impressão. As cabeças podem ser constituídas de 9 ou 24 (24 agulhas divididas em 3 fileiras de 8 agulhas) agulhas, sendo que as de 24 possuem uma qualidade muito superior, além de serem mais rápidas, como já era de esperar...
Estas impressoras são destinadas mais a impressão de textos, por não proporcionar uma qualidade muito alta, elas não são usadas para impressão de textos gráficos. Tem algumas exceções, porém ai já é outra história.
As fitas de impressões estão disponíveis nas cores, preto e vermelho, o que automaticamente permitirá a impressão de textos na cor amarela, pela fusão destas duas cores, porém a qualidade deixa a desejar e o tempo da impressão é bem maior.
•      Impressoras a jato de tinta: Sem sombras de duvidas líder no mercado mundial, devido seu preço (R$) e sua qualidade, apresenta um ótimo custo beneficio. Seu funcionamento é muito simples, ela possui uma cabeça de impressão munida de cartuchos com a tinta, na cabeça de impressão tem conduítes finíssimos pelos qual a tinta é esborrifada no papel.
•      Impressoras de páginas: Também conhecido como impressora a Laser, porém é incorreto fazer esta afirmação, pois apesar de impressora a laser se enquadrar nesta categoria, não pode dizer que elas são sinônimas, pois existe diversos tipo de impressoras de páginas no mercado, mais a impressora a laser é de longe mais conhecida. Seu método de impressão é interessante e muito rápido, elas usam um feixe de laser para marcar, em um cilindro os pontos onde o toner deverá ser impresso no papel, esta tornando cada vez mais uma ótima saída para quem precisa de impressões rápidas e econômicas, um toner, esta custando em média de R$225,00, aqui em Cerquilho, onde resido, quem mora em cidades maiores, consegue pegar a um preço bem mais acessível. O Preço pode parecer alto a principio, porém com um toner é possível imprimir uma quantidade grande de folhas.
Temos impressoras a Laser preto e branco; e coloridas, as coloridas são mais caras e mais raras de serem encontradas.
•      Impressoras a cera: Creio que a maioria das pessoas que estão lendo este artigo, não teve a oportunidade de verem uma desta, pois são um pouco mais raras de que as citadas anteriormente, a não ser as de margaridas que estão obsoletas. As impressoras a cera são em sua maioria coloridas, e possuem uma qualidade excelente, daquelas que o olho brilha com a qualidade, eheheh. O método de impressão é muito interessante, parecido com os do Jato de Tinta, porém aqui se trata de cera, que é cuidadosamente derretida nos pontos que devem ser impressos, quando a cera derete, o que é algo quase instantâneo nos da uma qualidade perfeita, sem defeitos, é uma impressora maravilhosa, tem uma qualidade de impressão altíssima, assim com seu preço, que é para poucos.
•      Impressoras de Sublimação: Se achamos as impressoras anteriores um poucos “salgadas”, é porque não tinha citado esta, pois esta saindo em média uns U$12.000,00 (é mais de que meu salário de 2 meses Alegre heheh). Sua impressão é perfeita a melhor que existe, porém é destinada somente a grandes projetos publicitários, como empresas publicitárias (destas do Valérioduto :@)

Bem agora que já vimos um pouco sobre os tipo de impressoras existentes, vamos alimentar ainda mais o conhecimento da família PCForense, estudando algumas outras coisa indispensáveis ao falar sobre impressora, dos tais estão:

Buffer e Spooler

Impressoras, por mais que sejam novas, USB, Laser, são muitas mais lentas de que os micro computadores, para evitar que o computador precise ficar esperando a impressão terminar, a maioria das impressoras (não são todas), possui um buffer, ou seja, uma memória interna utilizada para armazenar temporariamente os dados que estão vindo do micro para serem impressos.
O Buffer é excelente e agiliza todo o processo de impressão, pois seria tediante esperar o micro imprimir o que queremos, para poder dar continuidade no uso do micro, já pensou??!!
Apesar de tudo, não estamos livre do problema que citei acima, pois o buffer tem uma capacidade boa, desde que seja para imprimir trabalhos pequenos, quando queremos imprimir muitas paginas, estás são maiores que a capacidade do buffer. Para solucionar isto, os sistemas operacionais adotaram uma solução chamada SPOOLER, trata-se de um pequeno programa que fica sendo executado em segundo plano, quando ao aplicativo gera a impressão, na verdade a impressão vai para o Spooler, que ficará sem segundo plano gerenciando a impressão enquanto o aplicativo esta livre para poder ser usado ou até mesmo fechado.

Tipos de Impressões existentes para impressoras a Jato de Tinta.

Quando falei sobre impressoras a jato de tinta acima, não entrei em detalhes, pois queria falar em especial sobre elas num momento mais oportuno, eis que é o momento.
As impressoras a Jato de Tinta possuem cartuchos que contem tinta dentro, estes cartuchos podem ser coloridos ou preto e branco, porém a forma sob os quais imprime sobre a folha pode ser de umas das seguintes maneiras:
•      Térmica: Neste tipo de impressão que é adotada, pela maioria das impressoras, nas quais estão duas grandes fabricantes de renome mundial, Cânon e HP, neste tipo de impressão as tintas é aquecida rapidamente, deixando a em estado liquido, mais precisamente formando uma espécie de bolha (daí o nome das Canons Bubblejet), estas bolhas sofrem uma pressão interna, fazendo com que seja espirrada para fora do conduíte, acertando o papel. Neste tipo de impressão a cabeça de impressão tem que vir junto com o cartucho de tinta, e com o aquecimento, a vida útil do cartucho é pequeno e vai degradando ao poucos, por este motivo, muitas pessoas não gostam de tipo de impressora, nos qual eu estou presente Alegre !
•      Piezoelétrica: Este tipo de impressão, que possui um nome tão complicado, que tive que usar o Google para tentar lembrar como se escrevia, é super interessante e muito utilizada pelas impressoras da Epson, adorada por muitos usuários, pois aqui o cartucho é apenas um refil, não sendo acoplado a ele a cabeça de impressão, isto da uma vida útil bem maior a “impressora”. Neste tipo de impressão a tinta é esborrifada para fora do conduíte através de um cristal piezoelétrico (Este cristal é aquele cristal que tem nos isqueiros e acendedores de fogão que geram aquela “faísca”,Alegre). Ao receber uma carga de eletricidade o cristal se move, forçando e empurrando a tinta para fora do conduíte. Super interessante, tudo isto graças a este cristal, que pode ser feito muito mais coisas, ele era alvo das feiras de ciências, da época de criança. Hehe.
•      Troca de estado: Este tipo de impressão nos trás uma impressão de alto relevo, este alto relevo deve-se ao fato de que este tipo de impressora, utilizar tinta sólida, esta tinta é derretida diretamente no papel, através de uma cabeça que aplica calor, sobre a tinta deixando-a em estado liquido por alguns segundos, e retornando ao estado sólido logo em seguida, dando o aspecto de alto relevo. Que eu saiba, apenas a impressora Citizen da Printiva, usa este método de impressão. Se pretender ter uma destas, fique sabendo que o consumo de tinta preta dela é excessivo, o que torna seu uso um pouco caro. Piscando.

Poderia ficar aqui escrevendo por horas sobre o que se refere à impressora, porém as partes mais importantes creio que já escrevi, agora caso queiram saber mais sobre cartuchos, características de cada uma, poste, ai pra que possa dar continuidade.

Curiosidades
Caso esteja imaginando como medir a velocidade de impressão da sua impressora, cá esta uma dica básica. Para comparar a velocidade de impressão temos que analisar 2 aspectos básicos: Numero de paginas por minuto e numero de caracteres por segundo (CPS). No geral uma página tem 60 linhas e 80 colunas, nelas cabem 4.800 caracteres. Cada unidade de pagina por minuto equivale a 80 caracteres por segundo, ou seja, uma impressora que consiga imprimir 4 paginas por minuto, consegue atingir aproximadamente 320 CPS.

Galera é isto ae, espero que gostem porque, agora são 2:04 e ainda estou acordado terminando de escrever este Poste, caso tenha alguma duvida, poste ai...!!

Att
Adevaldo

Obs: Galera, sei qeu seria muito masi interessante estes artigos se eu tivece imagem, porém vou ser sincero, eu não tenho tempo e nem paciencia para ficar procurando por imagens na internet, então se alguem postar imagens sobre o que escrevi acima, fico grato... Sorriso

Espero que curtam...

« Última edição: 06.06.2006 às 02:17:06 por Adevaldo Kowalski »  
Visualizar Perfil WWW Adevaldo Kowalski adevaldods   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
led_zeppelin
Moderador Voluntário

Postagens: 7079

Re: TUDO sobre Impressoras, entenda como funciona.
Resposta #1 - 06.06.2006 às 10:55:11

Ficou massa cara... Alegre

Faltava um artigo assim aqui no fórum!

Eu tenho uma Epson C43SX (paralela ainda... hehe, mas tem a UX que é USB). Ela é bem lenta, mas tem uma qualidade de impressão boa.

Eu tinha uma Canon que deu pau na cabeça de impressão. Dizem que as Epson tb tem esse problema... a minha ainda não deu...

Ficou massa mesmo... daqui a pouco aparecem dúvidas... aí eu posto aqui... Sorriso

Falou!

Visualizar Perfil   IP registrado
Adevaldo Kowalski

Apoio Voluntário

Nunca Mais Viver Em
Fragmentos. Apenas
Se Conectar

Cerquilho
Resposta #2 - 06.06.2006 às 11:36:31

led zeppelin escreveu em 06.06.2006 às 10:55:11:
Ficou massa cara... Alegre

Faltava um artigo assim aqui no fórum!

Eu tenho uma Epson C43SX (paralela ainda... hehe, mas tem a UX que é USB). Ela é bem lenta, mas tem uma qualidade de impressão boa.

Eu tinha uma Canon que deu pau na cabeça de impressão. Dizem que as Epson tb tem esse problema... a minha ainda não deu...

Ficou massa mesmo... daqui a pouco aparecem dúvidas... aí eu posto aqui... Sorriso

Falou!

Valews amigo Led Zeppelin...
Bem espero que o pessoal goste, ai continuarei, partirei pra partes de cartuchos, impressoras fotográficas, resoluções,instalações,Cartcuchos reanufaturados, problemas, driver´s, enfim dando continuidade aquilo que não escrevi acima...
Eu tenho uma Multifuncionou da Lexmark a X1150, eu arrepenod ate hoje de ter comprado ela, eu tomei na cabeça, comprei na primeira semana lanaçraram paguei uma fortuna, e não é aquela coisa, prefiro uam Hp 3535, de que ela, eheh. Mais quanot a qualidade ela é boa, só não gosto muito dela...  Chocado

navegante

Postagens: 626
Taubaté - SP
Resposta #3 - 06.06.2006 às 12:29:57

Parabens pelo tópico ! Tava faltando isso aqui no fórum .
Eu particularmente acho as impressoras HP superiores na relação custo/benefício . Gostaria de saber sua opinião sobre isso. ( argumentos)
Obrigado

Visualizar Perfil   IP registrado
Arbalest

Postagens: 2939
CEILÂNDIA-DF do lado do buteco
Resposta #4 - 06.06.2006 às 12:31:55

muito bom kra, bem esclarecedor, nuca nem ouvi falar em impressora a cera, tampouco de sublimação, vlw ae.

flw

« Última edição: 06.06.2006 às 12:57:41 por Arbalest »  
Visualizar Perfil Arbalest   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Adevaldo Kowalski

Apoio Voluntário

Nunca Mais Viver Em
Fragmentos. Apenas
Se Conectar

Cerquilho
Resposta #5 - 06.06.2006 às 12:43:01

Arbalest escreveu em 06.06.2006 às 12:31:55:
muito kra bem esclarecedor, nuca nem ouvi falar em impressora a cera, tampouco de sublimação, vlw ae.

flw

Estou para fazer uma visita a uma empresa aqui da regiao que tem uma de Sublimação, são 11 como ela apenas no Mundo, e todas do memos grupo, é imensa, feita num prédio somente pra ela, ela é toda fexada por vidros, muito interessante o funcionamento dela, na proxima visita, espero poder conseguir tirar umas fotos, o que não é permitido, porém vamos negociar isto. Se conseguir, terei uma oportunidade unica, de mostra uma destas pra vocês...

Tem umas impressoras alemãs, que é de dar agua na boca... são lindas, e como diria o dito popular... "animalll", mais estas não tenho acesso e muitos menos fotos, pelo ou menos não por enquanto, quem sabe num futuro próximo... Sorriso

e obrigado a todos pelo prestigio, eu vih que um Forum rico em conhecimentos como este, estava carente de uma matéria sobre impressoras, ai motivado pela pergunta do amigo la em ciam, sobre Spooler, me senti no dever de escrever algo sobre o assunto..

Adevaldo Kowalski

Apoio Voluntário

Nunca Mais Viver Em
Fragmentos. Apenas
Se Conectar

Cerquilho
Resposta #6 - 06.06.2006 às 12:49:52

navegante escreveu em 06.06.2006 às 12:29:57:
Parabens pelo tópico ! Tava faltando isso aqui no fórum .
Eu particularmente acho as impressoras HP superiores na relação custo/benefício . Gostaria de saber sua opinião sobre isso. ( argumentos)
Obrigado

Olá amigo, bem não vou entra em muitos detalhes, pois tenho uma opinião formada sobre isto, HP é lider ao meu ver, obvio que temos alguns modelos de impressoras de outros fabricantes que são maravilhosas , porém estamos falando de custo beneficio, as Impressoras HP em sua maioria não são muito caro, e possui uma qualidade muito boa, os contra são os tipos de cartuchos que elas usam, 1 cartucho colorido apenas para cada todas as cores, prefiro impressoras com sistema de cartuchos como a Canon BJC-600, que possui 4 cartuchos, uma para cada cor, isto porque sempre a gente utiliza uma cor mais de que a outra, estas impressoras com apenas 2 cartuchos, acabou uma cor temos que trocar o cartucho mesmo que as outras cores estejam quase cheias, porém, em realação custo beneficio sou HP e não abandono, a não ser que a Xerox faça impressoras e em conta como a HP.  Huh Gargalhando

Prikka

I love my life

Postagens: 165
Itapeva - SP
Resposta #7 - 06.06.2006 às 22:49:08

Achei esse tópico super interessante! Primeiro porque eu nunca tinha ouvido falar de algumas impressoras citadas aqui, e segundo, fiquei conhecendo com mais detalhes as demais.
Outros users já disseram isso, mas vou dizer novamente, parabéns pelo tópico. Suas horas em claro foram muito bem aproveitadas...hehehe.

Bjs.  Sorriso

Visualizar Perfil Prikka Prikka priscilagomes87   IP registrado
Páginas: 1 2 

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!