Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Aprenda a recuperar Alto Falantes (Lido 33016 vezes)   
Luiz Cláudio
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Offline

Ab alio expectes,
quod alteri feceris

Postagens: 9589
Rio de Janeiro
Aprenda a recuperar Alto Falantes
17.04.2007 às 00:26:08
 
Antes de tentarmos reparar o ideal é termos uma idéia geral do funcionamento do que propomos a reparar, abaixo teremos as características básicas de um alto falante.

CARCAÇA

Em geral ela é metálica, é responsável pela sustentação do conjunto móvel e sua integridade é fundamental para a recuperação ou não do alto falante, pois empenos na carcaça em geral são difíceis ou até impossíveis de consertar.





PROBLEMAS MAIS COMUNS

Como o cone é uma das maiores superfícies, de fácil acesso e construído normalmente de papel  é o mais afetado não só por pancadas, como intempéries, baratas, traças, etc.

AMASSADOS OU RASGADO

Muito comum mas pouco reparado pelo usuário que só manda para o conserto ou troca quando o alto falante para de vez:







IMÃ DESCOLADO

Mais comum em alto falantes automotivos devido a solavancos das estradas, mas um defeito encontrado também em aparelhos domésticos devido a quedas das caixas de som:




Aqui como deve ser:



BOBINA QUEIMADA

Em geral a mesma queima devido aos fatores relacionados acima, pois as partes móveis formam um conjunto igual a um relógio e caso haja falha em um o conjunto é sobrecarregado, amassados, suspensão comida faz com que a bobina perca a centralização e raspe nas paredes do alto falante causando aquecimento ou perca da isolação do esmalte dos fios e consequentemente a queima.
Claro que ligações erradas e sub dimensionamento são causas de queima.

BOBINA

Responsável por transformar a energia elétrica em um campo magnético, ela fica no interior da carcaça, que neste ponto é feito de uma liga especial que potencializa a ação do imã.




CENTRAGEM

Responsável como o próprio nome diz da centragem da bobina e sustentação do cone, tem também o papel de evitar que partículas de sujeira cheguem a bobina causando atrito e aquecimento:



CONE

A parte mais visível do alto falante, sendo responsável pelo deslocamento do ar que produzirá o som.
Existem vários modelos e inúmeros materiais:

Cone de papel é a opção baixo custo sua suspensão é feita por ondas no próprio cone:



Cone de papel simples

Cone de papel com suspensão em espuma, já possui a característica de boa resposta a graves e consequentemente melhor qualidade de som.



Cone de papel com suspensão de espuma

Cone de polietileno com suspensão em borracha, ideal para ambientes sujeito a intempéries ou água. Pode ser iluminado por dentro com uma lâmpada de 15w ou leds de alta luminosidade.



CORDOALHA

Fio especialmente feito para alto falante



Muitos pensam que é fio de cobre trançado(era a uns anos atrás), mas é fio de algodão banhado de cobre o que permite uma ótima flexibilidade, mas uma baixa vida útil, pois a medida que o banho de cobre se desfaz diminui a condutividade.

PROTETOR

É responsável pela acabamento e proteção da bobina



TERMINAL

Deixei por último, pois é um componente externo responsável pela ligação dos fios provenientes da saída de som com a cordoalha.



Como citei no princípio não sendo a carcaça empenada os problemas citados são fáceis de se resolver e serão explicados passo a passo.
Como o raio de ação deste site é nacional e por vezes até internacional é interessante ver se na sua cidade possui lojas que vendam o material de reparação tipo: cone, bobinas, centragem.
Como o assunto é extenso será tratado por partes, estamos  em fase de conclusão e poderá haver alguns tópicos inacabados, pedimos desculpas e paciência.
Para o tutorial completo acesse:
http://www.netetronica.com/recfalante.html


Luiz Cláudio

Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Luiz Cláudio   IP registrado



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!