Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Páginas: 1 2 3 4
Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL (Lido 162236 vezes)   
Luiz Cláudio
Moderador Voluntário

Offline

Ab alio expectes,
quod alteri feceris

Postagens: 9589
Rio de Janeiro
Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
08.04.2008 às 17:31:14
 
Como atualizar corretamente o DirectX e o OpenGL


A pouco tempo postei uma notícia que estranhava a demora por parte dos sites brasileiros em disponibilizar o DirectX 9.0c (Mar08), mas reparei que  há muita desinformação a respeito do assunto. Por isso criei este pequeno tutorial de forma a ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais do assunto e a correta forma de atualizar.
Sempre que posso reforço bem a questão que para um Sistema Operacional ou programa possa funcionar bem este tem que estar sendo constantemente atualizado.
No computador temos que ter esta preocupação tanto com o hardware (Som, Vídeo, etc.) quanto ao software (Windows, programas, antivírus, etc.), no Tutorial Atualizando Drivers de placa mãe e periféricos abordamos a parte física do computador, mas reparei que toda vez que pedia para atualizar o DirectX de uma determinada máquina o mesmo só era feito pela metade, um erro bem comum até mesmo para pessoas que lidam com manutenção de hardware.

O que é o DirectX?


No computador temos a parte física que seria o hardware (placa mãe, placa de vídeo, etc.) e o software que nada mais são que programas ou instruções (drivers e API's) que comandam o hardware.
Quer um exemplo? Note que quando queremos conectar a internet clicamos no ícone do discador que liga o modem, que por sua vez disca para o provedor, recebe e envia sinais codificados. Tudo isso sem apertar ou utilizar botões físicos, tudo foi feito através de software.
A proposta do DirectX foi de implantar numa linguagem comum e universal a interface do software com o hardware independente do fabricante ou modelo utilizado. Assim o DirectX age como uma grande dicionário de programação, sempre haverá uma interface entre o hardware e o software sem que o desenvolvedor do jogo tenha obrigação de conhecer tudo sobre o hardware, até porque seria humanamente impossível. Assim sendo um jogo tanto roda numa máquina que possui uma placa dedicada de vídeo, quanto numa máquina que tenha um vídeo onboard , claro que respeitando as limitações físicas desta.
Por isso que é tão importante para jogos e até mesmo alguns outros softwares que o DirectX esteja sempre atualizado, pois otimiza o uso e maximiza o rendimento do programa. Imagine um computador novo top de linha, utilizando uma versão do DirectX de 2 anos atrás, será que o jogo usará tudo que o hardware oferece?  
Hoje em dia estamos utilizando o DirectX na versão 9.0c para XP e afins, mas como tudo na informática sofre atualizações constantes o mesmo ocorre com ele. Infelizmente por mais que pesquisei não consegui saber o porquê a versão do DirectX 9.0c sofreu ao todo 15 atualizações desde o seu lançamento (Maio de 2005) e permanece com a nomenclatura inalterada, somente sendo acrescentado o mês e o ano no final, pessoalmente acredito que tenha sido atualizado somente alguns componentes não modificando a engine, assim estamos na versão 9.0c (Mar08).

Como saber a versão do DirectX instalada na sua máquina


Para saber qual a versão do DirectX instalado em seu computador é muito simples, digite no Executar:  dxdiag



Aparecerá esta janela:



Agora sabemos que a versão instalada em nosso computador é a 9.0c (4.09.0000.0904) aqui uma pequena tabela com os códigos de todas as versões:



Mas note que mesmo de posse do código saberemos somente qual a versão, como já citamos a versão do DirectX 9.0c teve ao todo 15 atualizações:



Assim teremos que verificar a data de criação ou modificação dos arquivos:



Somente assim saberemos pela data mais recente de criação ou modificação qual a provável versão do DirectX estamos utilizando.



Atualizando o DirectX


Depois de utilizarmos o link acima e baixado para nosso computador a versão mais atual do DirectX, iremos proceder a instalação.

Por segurança crie um ponto de Restauração do Sistema.

Agora que já criamos um ponto de restauração, podemos prosseguir a instalação:
Clique duas vezes no ícone do programa:



Aparecerá esta tela com os termos de uso do programa (EULA), clique em YES:



Agora iremos apontar o local onde será descompactado o executável e sua biblioteca, clique em Browse:



Eu particularmente prefiro sempre instalar na pasta C: Windows > System32 > DirectX:







Ficará como a imagem abaixo, tecle OK:



Como sempre instalo no mesmo diretório haverá a pergunta se quero reescrever arquivos, clico YES to ALL:





Aqui é que ocorre o erro ou desatenção na atualização, muitos param por aqui pensando que o DirectX foi instalado, quando na verdade ele foi apenas descompactado e está ainda por instalar!
O erro apresentado geralmente ocorre quando é feita uma atualização manual do DirectX, pois hoje em dia a maioria dos jogos contém a versão atual (pelo menos na época em que o jogo foi gravado) e seu instalador não necessita descompactar ele já possui as bibliotecas todas descompactadas e quando clicamos no ícone de atualizar ele realmente atualiza as bibliotecas.

Vamos retornar na pasta que descompactamos o programa:

C: Windows > System32 > DirectX.

E procuraremos o executável: dxsetup e daremos dois cliques:



Aparecerá a janela de instalação, clique em aceitar o contrato e avançar:



Agora sim é que estamos realmente atualizando o DirectX da máquina:







Dependendo do hardware (memória RAM e processador) pode demorar um pouco e em alguns casos até haver travamentos, por isso aconselho que no momento em que tiver atualizando o DirectX não deixe outros programas abertos.



Pronto agora sim seu DirectX foi atualizado, clique em concluir e reinicie o computador para que os arquivos sejam modificados e carregados corretamente.

Problemas depois da Atualização do DirectX


Como todo o software podem ocorrer problemas depois da sua atualização, quer seja por corrompimento do arquivo ou até mesmo incompatibilidade do hardware com a versão do DirectX.
Lembramos que nem sempre a atualização trás melhorias, já presenciei casos que após a atualização do DirectX, um jogo que rodava perfeitamente passou a apresentar mensagens de erro, foi provavelmente uma incompatibilidade com a versão mais nova do DirectX. As maiorias dos problemas de incompatibilidade são com hardwares mais antigos, assim sendo computadores fabricados após 2005 possuem menos chances de problemas de incompatibilidade.
Neste caso teremos que utilizar uma ferramenta extra, pois o DirectX não possui desistalador e nem todos os usuários lembram de criar um ponto de restauração.
Vale ressaltar que sempre deverá ser criado um ponto de restauração, pois nem sempre se consegue desinstalar o DirectX e a formatação é a única forma na maioria dos casos.
Assim sendo o uso de desistaladores será encarada como última opção antes de uma formatação, cito duas opções de desistaladores:
O primeiro para a família Windows 9x (95, 98, 98SE e Millenium) e outro para todas as versões do Windows.
Leia atentamente o arquivo Readme (leia-me) do programa que será utilizado, caso não possua conhecimentos da língua inglesa, use tradutores on-line uma boa pedida é o do Google.

DirectX Uninstaller v1.3


Usado para versões até o Windows Millenium.
Aqui o link para baixar o DirectX Uninstaller v1.3.

DirectX Eradicator 2.0


Segundo o fabricante pode ser usado em todas as versões do Windows:

Para baixar o DirectX Eradicator 2.0

OpenGL


O OpenGL é um concorrente direto do DirectX, mas de código aberto, ele é mantido pelo ARB (Architecture Review Board), um conselho formado por empresas como a 3DLabs, ATI, Dell, Evans&Sutherland, HP, IBM, Intel, Matrox, NVIDIA, Sun e, logicamente, a Silicon Graphics.
Hoje em dia são poucos os jogos que possuem a opção de escolher entre o OpenGL e o DirectX, mas como estamos comentando sobre atualizações não poderíamos nos furtar a ele.
Para baixar a versão mais nova do OpenGL.
Antes da atualização do OpenGL crie um ponto de restauração do sistema.
A instalação é fácil, copie o executável do OpenGL e cole:

C: \Windows \ System32:



Clique duas vezes no arquivo: Opengl95:



Aparecerá esta janela, clique sim para todos:



Seus arquivos já estarão atualizados, reinicie o computador para que sejam carregados.

Para saber mais ou ler mais artigos como este visite: www.netetronica.com
Abraços
Luiz Cláudio

Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Luiz Cláudio   IP registrado
PCRobô
Divulgador

Online

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Voltar ao topo
Email Visualizar Perfil IP registrado
crazy@psychiatrist®
Moderador Voluntário

Offline

Online/Offline,
sempre de olho no
fórum!

Postagens: 7972

Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #1 - 08.04.2008 às 18:38:41
 
«luiz_claudio»

Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado e detalhado.

[]s «Crazy Psychiatrist®»
Sorriso
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil   IP registrado
Pinguim-FU™


Offline

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Postagens: 3273
Ribeirao Preto SP
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #2 - 08.04.2008 às 18:49:50
 
eu sempre quis atualizar o OpenGL valeu luiz
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Pinguim-FU™   IP registrado
helionds


Offline

Pensou Fórum? Pense
PCFórum!

Postagens: 1879
S.Paulo/SP
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #3 - 08.04.2008 às 20:35:53
 
Caro amigo LuizClaudio, ótimo tópico. Peça ao administrador para fixar. E, aproveitando seu conhecimento sobre DirectX, uma perguntinha; Já por duas vezes instalei programas que se recusaram a funcionar alegando que era necessário o DirectX 8.1 ou superior. Acontece que o que está no PC já é a versão 9.0. Tem idéia do porque disso?
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW helionds   IP registrado
Pinguim-FU™


Offline

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Postagens: 3273
Ribeirao Preto SP
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #4 - 08.04.2008 às 21:08:46
 
isso acontece porque o Directx não tem compatibilidade 100% com suas versoes anteriores aqui é a mesma coisa e o mais interesante é que tenho o jogo Rally Championship que pede DirectX 7 e da um baita erro e o legado Diablo II que pede DirectX 3 roda numa boa vá saber né

assim como ja disse nosso amigo:

Lembramos que nem sempre a atualização trás melhorias, já presenciei casos que após a atualização do DirectX, um jogo que rodava perfeitamente passou a apresentar mensagens de erro, foi provavelmente uma incompatibilidade com a versão mais nova do DirectX. As maiorias dos problemas de incompatibilidade são com hardwares mais antigos, assim sendo computadores fabricados após 2005 possuem menos chances de problemas de incompatibilidade.  

By Luiz Claudio

Valeu ai
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Pinguim-FU™   IP registrado
PCRobô
Divulgador

Online

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Voltar ao topo
Email Visualizar Perfil IP registrado
Luiz Cláudio
Moderador Voluntário

Offline

Ab alio expectes,
quod alteri feceris

Postagens: 9589
Rio de Janeiro
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #5 - 08.04.2008 às 21:31:24
 
«crazy@psychiatrist®» escreveu em 08.04.2008 às 18:38:41:
«luiz_claudio»

Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado e detalhado.

[]s «Crazy Psychiatrist®»
Sorriso


Pinguim™ escreveu em 08.04.2008 às 18:49:50:
eu sempre quis atualizar o OpenGL valeu luiz


Obrigado amigos, sempre tento transferir tudo o que sei de uma maneira mais fácil possível, correta e precisa possível.

helionds escreveu em 08.04.2008 às 20:35:53:
Caro amigo LuizClaudio, ótimo tópico. Peça ao administrador para fixar. E, aproveitando seu conhecimento sobre DirectX, uma perguntinha; Já por duas vezes instalei programas que se recusaram a funcionar alegando que era necessário o DirectX 8.1 ou superior. Acontece que o que está no PC já é a versão 9.0. Tem idéia do porque disso?


Obrigado também amigo Hélio, mas fixar vai ser um pouco difícil, pois este tópico já foi denunciado como ilegal pelo h4k3.cz...
Tente atualizar seu DirectX pela maneira que citei acima e veja se os arquivos foram realmente criados.
Faltou algum arquivo da biblioteca e consequentemente o instalador abortou a instalação.
Muitos pensam que o DirectX é somente para jogos, mas não é verdade ele se faz útil quando o audio e vídeo são muito exigidos.
Realmente muitos jogos antigos não serão compatíveis com as novas versões do DirectX, como mencionou o Pinguim, mas no seu caso Hélio acredito que tenha sido alguma falha na instalação do DirectX, a dica seria anotar os arquivos que estão no pc e depois confrontar após a atualização.
Abraços
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Luiz Cláudio   IP registrado
Hacker


Offline

Deus sem você é
Deus, e você sem
Deus é quem???

Postagens: 2774
tangara da serra - mt
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #6 - 08.04.2008 às 22:51:17
 
Parabens Luiz, o tutorial esta otimo, bem detalhado, e com informações muito importantes... Eu acho que seria uma boa sim, como disse o amigo Helio, fixar o topico, não entendi o que ele apresenta de ilegal aqui...

falows!!!
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil Hacker   IP registrado
Pinguim-FU™


Offline

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Postagens: 3273
Ribeirao Preto SP
Re: Como atualizar corretamente o DirectX e OpenGL
Resposta #7 - 08.04.2008 às 22:59:31
 
tambem não intendi o que tem de ilegal pois ele faz referencia a feramentas gratis da Microsoft/Linux
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW Pinguim-FU™   IP registrado
Páginas: 1 2 3 4



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!