Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

geladeira quebrada (Lido 10747 vezes)   
spadini

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 1

geladeira quebrada
18.03.2010 às 12:44:51

Olá, tenho uma geladeira consul frot free, duas portas, modelo biplex 300, crm30, e apresentou um defeito que ela não ligava. Chamei a autorizada da consul e o técnico falou que o problema tratava-se de duas peças o controle térmico e o fusível térmico que estavam c/ problemas. Ele fez um orçamento , mas quando me dirigi a uma loja que vende peças de refrigeração constatei que a peça que ele havia cobrado R$ 150,00, o controle térmico, se condicionada sairia por R$ 50,00, ainda daria para o meu marido instalar sem problemas. A peça foi recondicionada pela própria consul e ao intalar na geladeira, ela não parou de funcionar. Ocorre que achando que este problema de não desligar tratava-se do fusível térmico, acabei chamando o técnico que me cobrou a mão-de- obra e somente trocou tal fusível, e ele falou que era 99% de chances da geladeira não estar desligando por causa do fusível e 1% de chances de ser da peça recondicionada, ou seja, o problema ser do controle térmico eque a geladeira demora uns 20 min funcionando, e para 15 minutos. Ocorre que mesmo  c/ a troca desta peça, a geladeira está funcionando sem parar. O que pode estar ocorrendo, é melhor eu levar o controle térmico para arrumar, já que tem garantia esta peça? Seria algum outro problema na geladeira por ela não estar desligando. Grata. Silvia

Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
StephanO
Moderador Voluntário

Postagens: 22535
osasco / SP
Re: geladeira quebrada
Resposta #1 - 18.03.2010 às 15:27:26

Possuo uma frost free Consul duas portas tmb , não me lembro o modelo dela agora , se não me engano seria  frost free 420 , esta geladeira deve ter pelo menos uns 13 anos , nunca chamei técnico para conserta-la , apesar q já deu alguns problemas como por exemplo não gelar a parte de baixo (geladeira)

A 1° vez q apresentou defeito eu descongelei o túnel de ar q passa o ar frio de cima para baixo , havia muito gêlo neste túnel onde obstruia a passagem do ar frio . nisso o problema de não gelar nada , com um secador de cabelos consegui desobstruir a passagem .

Depois estes procedimentos a geladeira funcionou por pelo menos 1 ano sem problemas , até q um dia apresentou o msm problema novamente , nisso procedi o degêlo manual com secador , ao passar mais dois meses o defeito volou !!! consertei novamente , mas notei q estas limpezas não durava mais q 15 dias .

Nisso procurei informações na internet bem como com um amigo q trabalha com refrigeração , ele havia me dito q caso a resitência de degêlo tenha se queimado teria q trocar ou adaptar outra no lugar , mas teria q fazer uma avaliação do problema para saber se o problema seria msm com a resistência .

Resumindo : o fato de haver este problema com o túnel dele entupir era pelo motivo do degêlo não estar atuando da forma q deveria , quando há degêlo automático a resistência ao aquecer derrete o gêlo do congelador cituado atrás do congelador , (porta de cima) .

Este degêlo é fundamental pois garante q o congelador não fique lotado até a tampa de gêlo como acontece em geladeiras comuns , quando há o degêlo automático além de derreter o gêlo no congelador (freezer) esta ação ainda contribui para desobstruir o túnel e mante-lo livre de gêlo .

Finalizando , o responsável por este defeito depois de tanto fuçar era justamente uma péça q fica presa em um tubo no interior do congelador , o nome desta péça é (BIMETAL ) , quando comprei em uma casa de refrigeração paguei por ela R$15.00 , conheça esta péça , clique no link >>
Bimetal Sensor Degelo Refrigerador Brastemp E Consul Digital

Sobre o problema de sua geladeira não desligar atenda para uma péça muito importante q fica atrás da geladeira , esta péça deve ficar ao lado esquerdo da unidade selada (compressor ) , esta péça chama-se MÓDULO DE POTÊNCIA , veja no link a seguir Módulo Controle Potência Refrigeradores Brastemp Cônsul

Na época quando me deparei com estes problemas cheguei a pensar em chamar um técnico para resolver , mas como sou teimoso achei q resolveria msm q levasse dois anos para achar o defeito .

Então como foi dito de uma olhada nesta caixinha atrás da geladeira , retire-a soltando dois parafusos , ao soltar-la vera um soquete com alguns fios , solte este conector e reponha no lugar , um simples mal contato fara dar alguns tipos de defeitos , q sabe o defeito ira desaparecer ao seguir estes procedimentos . do mais é isso aproveite bem às aulas de refrigeração , boa sorte
 Sorriso

Visualizar Perfil StephanO robstephano   IP registrado
jpctm1981

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 4

Resposta #2 - 19.03.2010 às 01:33:59

Verifique também o termostato, onde faz o ajuste de temperatura, as vezes ele pode "colar"  e  a geladeira não faz o ciclo gela/degela.  Basta ajustar mexer nele, girando algumas vezes. Outra coisa, o sensor de temperatura, pode ser um bulbo ligado a um tubo bem fininho chamado de capilar pode ter quebrado. Com isso o gás que tem dentro vaza e a leitura de temperatura não é feita, assim o sistema entende que tem que funcionar direto até atingir a temperatura ajustada no termostato.

Visualizar Perfil   IP registrado
StephanO
Moderador Voluntário

Postagens: 22535
osasco / SP
Resposta #3 - 19.03.2010 às 09:54:38

No caso da minha geladeira , ela não possui botão de ajuste de temperatura com sensor térmico , há sim um botão ao fundo da geladeira bem no meio , este botão ao girar aciona um tipo de passagem de ar , ao girar podera passar mais ou menos frio para a parte de baixo , este ar frio vem da parte de cima do congelador , a temperatura do congelador é fixa , mas é isso Sorriso

Visualizar Perfil StephanO robstephano   IP registrado

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!