Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Como Formatar (limpar) um HD externo. (Lido 5410 vezes)   
Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 32

Como Formatar (limpar) um HD externo.
14.07.2010 às 19:14:56

Boa noite a todos,

após ter meu HD externo completamente infectado de malwares, virus, trojans etc, e com muita ajuda do pessoal aqui do PCForum (Crazy e Dommarco) consegui resgatar os arquivos importantes.

Porém, agora, fiquei recioso em continuar utilizando o HD externo como um Back-up e gostaria de formata-lo (se é que esse procedimento irá zera-lo, limpá-lo, torná-lo como novo de fábrica).

Poderiam me passar um passo-a-passo ?

Desde ja agradeço a todos.

Att.

Ricardo

Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Luiz Cláudio
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Ab alio expectes,
quod alteri feceris

Postagens: 9589
Rio de Janeiro
Re: Como Formatar (limpar) um HD externo.
Resposta #1 - 15.07.2010 às 08:51:48

Ricardo WB escreveu em 14.07.2010 às 19:14:56:
Boa noite a todos,

após ter meu HD externo completamente infectado de malwares, virus, trojans etc, e com muita ajuda do pessoal aqui do PCForum (Crazy e Dommarco) consegui resgatar os arquivos importantes.

Porém, agora, fiquei recioso em continuar utilizando o HD externo como um Back-up e gostaria de formata-lo (se é que esse procedimento irá zera-lo, limpá-lo, torná-lo como novo de fábrica).

Att.

Ricardo

Normalmente após uma desinfecção criteriosa o hdd está ok, mas para formatá-lo:
Iniciar → Meu Computador → Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone deste hdd e escolha formatar, NTFS e dê ok.
Abraços

Visualizar Perfil WWW Luiz Cláudio   IP registrado
Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #2 - 16.07.2010 às 16:02:12

Luiz Cláudio escreveu em 15.07.2010 às 08:51:48:
Ricardo WB escreveu em 14.07.2010 às 19:14:56:
Boa noite a todos,

Att.

Ricardo

Normalmente após uma desinfecção criteriosa o hdd está ok, mas para formatá-lo:
Iniciar → Meu Computador → Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone deste hdd e escolha formatar, NTFS e dê ok.
Abraços

Olá Colega,

Há em meu HD umas pastas que antes nao existiam (as que estão circuladas em vermelho, são as unicas que existiam!). Saberia dizer como faço pra deletar de vez as pastas fora do retangulo vermelho ?

Há tbm (depois desse problema que tive com virus e spywares) nas minhas pastas dentro do meu pc (na unidade c: ) 2 tipos de arquivos quase que em todas as pastas, que sao: Thumbs e Desktop. Esses arquivs eu consigo apaga-los, mas queria entender por que eles apareceram em quase todas as pastas do micro?

abraço.

crazy@psychiatrist®
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Online/Offline,
sempre de olho no
fórum!

Postagens: 7973

Resposta #3 - 16.07.2010 às 16:24:24

««Ricardo WB»»

As pastas System Volume Information (restauração do sistema) Thumbs e Desktop são pastas ocultas que fazem parte do sistema e por esse motivo elas aparecem em quase todas as pastas do micro! A não ser que você configure para que elas não apareçam lá em opções de pastas » modo de exibição » pastas e arquivos ocultos! Essa informação é do windows xp, se bem que não conheço o sistema do windows 7 que provavelmente seja igual!  Piscando

Se você já conseguiu salvar as que estão em vermelho (fazer um back-up em DVD, CD ou Pendrive) basta seguir a orientação acima do amigo Luiz para formatar o HD.

«Crazy@Psychiatrist®» volte sempre!
Sorriso

NatalJr

Que a força esteja
com você!

Postagens: 345

Resposta #4 - 16.07.2010 às 21:16:22

Gente, olha o nome das pastas lá: Autorun.inf , $RECYCLE.BIN , RECYCLER.
Todas as vezes que vi essas pastas em pendrive's aki estava relacionadas a um malware chato que bloqueia a opção de mostrar pastas ocultas, tipo não tem como fazer mostrar.
E o malwarebytes não achava, só conseguia retirá-lo com o kaspersky virus removal tool
Mas como foi dito que foi feito uma limpeza de vírus no HD quem saiba sejam só as pastas dos virus e os virus dentro tenham sido deletados, mas se foi desinfectado só o HD externo e os do PC não é provável que o pc dele esteja com esse malware chato que cria autorun nos dispositivos removíveis  Chocado.
Preste atenção quanto a isto  Piscando

Visualizar Perfil NatalJr natalpjr   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Pinguim-FU™

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Postagens: 3273
Ribeirao Preto SP
Resposta #5 - 17.07.2010 às 21:23:19

so pra avisar o Natal,em situaçoes normais no HD as pastar Recycler sao usados para "guardar" os objetos que vao para a Lixeira tambem para possivel restauração,dai a importancia de "Limpar" a Lixeira periodicamente uam vez que os arquivos da Lixeira nao sao realmente apagados as vezes se voce tema lgo la deste hd ou mesmo ja teve elas tambem ficam embora em casos mais raros (principalmente pendrives) elas tambem contem Malwares como disse o amigo Natal

Pinguim

Visualizar Perfil WWW Pinguim-FU™   IP registrado
NatalJr

Que a força esteja
com você!

Postagens: 345

Resposta #6 - 18.07.2010 às 22:47:58

Pinguim-FU™ escreveu em 17.07.2010 às 21:23:19:
so pra avisar o Natal,em situaçoes normais no HD as pastar Recycler sao usados para "guardar" os objetos que vao para a Lixeira tambem para possivel restauração,dai a importancia de "Limpar" a Lixeira periodicamente uam vez que os arquivos da Lixeira nao sao realmente apagados as vezes se voce tema lgo la deste hd ou mesmo ja teve elas tambem ficam embora em casos mais raros (principalmente pendrives) elas tambem contem Malwares como disse o amigo Natal

Pinguim

Tipo assim, quando é uma pasta RECYCLER  até confio pois é coisa do windows mesmo (claro que pode conter malwares) mas quando se ve duas dessas com nome parecido aí pra mim é virus, a tal de pasta RECYCLER32 que ja vi em pendrives sempre estava relacionada a virus, mas sei lá meu pendrive não tem nenhuma pasta recycler, vi pelo linux porque nele o oculto do windows não funciona  Gargalhando.
E sempre que apareceu era virus no meu pendrive.

Visualizar Perfil NatalJr natalpjr   IP registrado
Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #7 - 20.07.2010 às 14:11:28

NatalJr escreveu em 18.07.2010 às 22:47:58:
Pinguim-FU™ escreveu em 17.07.2010 às 21:23:19:

Pinguim

Tipo assim, quando é uma pasta RECYCLER  até confio pois é coisa do windows mesmo (claro que pode conter malwares) mas quando se ve duas dessas com nome parecido aí pra mim é virus, a tal de pasta RECYCLER32 que ja vi em pendrives sempre estava relacionada a virus, mas sei lá meu pendrive não tem nenhuma pasta recycler, vi pelo linux porque nele o oculto do windows não funciona  Gargalhando.
E sempre que apareceu era virus no meu pendrive.

Natal e Pinguin,

Obrigado... Mesmo nao sendo profundo conhecedor de informática, eu já entendi!!! Acho que ocorreu o que o Natal disse, pois, mesmo as pastas estranhas estando lá, os problemas acabaram, ou seja, continham virus  que agora, após a limpeza, foram eliminados.

Nao abusando, gostaria da opinião de vcs na dúvida que postei lá em Linux?

http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1279645817/0

abraços e muita Luz a todos vcs!

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!