Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br
Notícias:
  Home Fórum Empregos Notícias Anuncie AjudaLoginRegistrar  

Saindo do W7 >> indo para GNU-Linux. Terei problemas ? (Lido 358 vezes)
Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 20

Saindo do W7 >> indo para GNU-Linux. Terei problemas ?
20.07.2010 às 14:10:16

Olá Pessoal,

Olá Pinguin-FU,

To querendo sai do W7 ultimate 64bits que uso atualmente e migrar para uma distro Linux.

Abaixo descrevo um pouco da minha rotina de uso e queria saber se terei dificuldades de continuar usando alguma delas com essa migração.

Quero nao precisar ficar limitado por nao dispor de uma licença da microsoft. Alem de querer divulgar e disseminar o uso de softwares livres.

Minha maquina é: Laptop Dell Vostro 1310 [intel core 2 duo 64 bits, 1,8ghz, 4gb ram HD 250gb ]

Como é minha utilização?
1- Thunderbird para emails.
2- Recebo planilhas em Excel e Word e preciso abri-las e alterá-las [os linux mais atuais já lêem documentos do MS Office 2007 ?]
3- Skype e MSN para falar com outras cidades.
4- Minha internet é 3G da Vivo, mas, de vez em quando preciso usar ADSL normal ou Virtua da Net - via wireless.
5- Uso bastante internet tbm para acessar paginas de internet diversas (Uol, PCForum, Google, etc).
6- Uso para downloads o FlashGet que acho muito bom.
7- Uso como navegador 1º Firefox, 2º Chrome e qdo nenhum desses abre alguma pagina, eu uso o I.Explores.
8- Uso bastante um software da Nokia "PCSuite" para administrar a agenda e enviar SMS pelo celular, via Bluetooth USB.
9- Para impressão uso uma multifuncinais HP [1315 e 3180].

Minha dúvida é: Será que conseguirei usar esses recursos acima (haverá drivers e softwares), se eu optar por abondanar de vez o Windows e migrar para o GNU-Linux ?

Caso nao, há como eu usar um Linux e manter em alguma partição um W-98 ou W-XP apenas para uma emergencia?? Se sim, há topicos ensinando fazer essa mudança?

Caso seja viavel, qual distro vcs indicam ???

abraço e muita Luz a todos!

Ricardo Brandao

Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Pinguim-FU™

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Postagens: 3128
Ribeirao Preto SP
Re: Saindo do W7 >> indo para GNU-Linux. Terei problemas ?
Resposta #1 - 20.07.2010 às 18:15:41

Não é todo dia que se é "intimado" pelo nome assim né entao vamos la  Gargalhando

Ola amigo,olha se voce usar uma distribuiçao atual como a Ubuntu 10.04 nao vejo problemas veja

ela consegue criar um dual boot entre o Seven e o Linux se voce optar por nao apagar a particao dele,menu este que pode depois ser editado claro e ele tambem consegue fazer backup de algumas coisas da particao do Windows antes da instalacao de forma que ja fiquem disponiveis no Linux quando voce chegar nele =D

1- ele tem sua versao atual que pode ser instalada via Central De Programas no Ubuntu com 3 cliques,sem problema =D

2- existe o Open Office que em sua versao atual abre sim a maioria dos documentos inclusive a maioria dos 2007 para o resto existem programas conversores inclusive alguns que rodam na Web como o DocsPal

3- Skype tambem tem nativo para Linux o MSN tem meia duzia de clientes tambem mas poucos suportam Microfone e Webcam via protocolo MSN e ate onde sei só o Emesene (sendo um dos melhores na minha opiniao) suporta os recursos do Plus do resto estara bem servido e claro tudo instalavel via Central de Programas,execao do Skype o qual voce deve baixar o pacote DEB separado do site do Mesmo ja que ele nao é Software Livre mas o instalador é bem ala Windows sendo apenas alguns clicks

4- Para essa net 3g sera necessario uns passos extras descritos aqui
http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/ e se nao detectar o modem aqui: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/ mas os casos tem diminiudo e se tiver sorte basta usar o Network Manager ao lado do relogio o ADSL e so criar o perfil com nome de usuario e senha via Network Manager no Ubuntu tambem que a segunda conexao e so clicar =D

5- Nada que um bom navegador inclusive o Firefox padrao do Ubuntu nao de jeito so precisa se lembrar de aceitar a Instalacao do Flash quando este pedir (ao abrir a primeira pagina que precise do Plug-in ele pede)

6-Ele é uma extensao do Firefox certo,se sim entao funciona de boa agora se for de Torrent o Linux tem seus proprios clientes,recomendo o Transmission que é instalado por padrao no Ubuntu

7- Todos tem versao nativa para Linux e se tratando do IE ha o Opera com um modo de "emulacao" forjado e tambem o IE4Lin que emula o proprio IE do XP no Linux mas sao muitos poucos casos que se precise dele,eu uso Linux a mais de 3 anos e foi menos de uma duzia de vezes que realmente tive que apelar para ele

8- este ai nao tem jeito mesmo pois como ele depende muito de bibliotecas do Windows so usando um emulador de maquina virtual como o VirtualBox onde voce instala uma copia inteira do XP nele se consegue emular,para os casos menos graves ha o Wine embora o Ubuntu ofereça suporte por padrao a todos os modelos de Bluetooth USB que conheço inclusive podendo ter funçao para navegar no cartao de memoria do celular e enviar arquivos diretamente para outros dispositivos alem de suportar pareamento com senha numa boa ate mouse e teclado bluetooth acho que rola sem muito esforço

9-elas sao mais ou menos bem suportadas no Linux e salvo um ou outro modelo especifico rodam numa boa aidna mais se for USB que tem deteccao automatica,eu ja rodei uma 6620 LaserJet uma 3515 e uma Epson C45 sem fazer nenhum esforço

Se por alguma emergencia ha o Dual Boot que é criado automaticamente apos a instalacao  se voce optar por nao apagar a particao do Windows ele cria um menu para voce acessar e ha tambem as Maquinas Virtuais

Dual Boot

Video

http://www.youtube.com/watch?v=XaqaDZZ_P0g

Tutorial (Ingles)

https://help.ubuntu.com/community/WindowsDualBoot

como ja disse eu recomendo a Ubuntu 10.04 so tome cuidado de escolher a versao correta (Desktop Edition) e nao a de Servidor e escolher corretamente o tipo de processador (32 ou 64 Bits)

Download Aqui (Arquivo ISO de 700 MB)

http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Lembre-se que para gravar o Ubuntu nao é como um CD Comum voce tem que usar a opaco de Gravar uma Imagem De CD ou Gravar Arquivo para que ele faça uma copia exata do arquivo dentro do CD e nao simplismente jogar ele dentro do CD como faria normalmente

Lembre-se tambem que quando voce coloca ele com o Windows Rodando ele ate se oferece para instalar mas esse tipo de instalacao instala ele como se fosse um "programa" no Windows o que alem de nao ficar elegante ad um desempenho sofrivel

ponha ele no drive configure a BIOS para dar boot via CD e espere ele iniciar por si so e assim ter a instalacao direta onde tem a opcao de fazer dual boot como mostra o video

Obrigado pela "preferencia" ai e muita sorte pra voce amigo qualquer coisa so postar =D

Pinguim

PC: Atlhon XP 900MHz, 512MB DIMM,SIS 16 MB, HD 60GB ATA,PC-Chips ,Linux =D

PC 2: Atlhon XP 1.6GHz, 512MB DDR, GeForce MX440 64MB DDR, HD 120GB ATA, Asus A7V8X-X, Ubuntu 10.04+WinXP
Note: Atom 1.3Ghz, 2GB DDR2, Intel GMA, HD 250GB ST-II, Acer Aspire, Windows XP Edited
By Pinguim-Fu

Outras Questoes: http://www.formspring.me/PinguimFU
Visualizar Perfil WWW Pinguim-FU™   IP registrado
Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #2 - 20.07.2010 às 20:26:40

Pinguim-FU™ escreveu em 20.07.2010 às 18:15:41:
Não é todo dia que se é "intimado" pelo nome assim né entao vamos la  Gargalhando

Risos.... é uma intimação do "bem"!!!...Risos

Pinguim,

entao, os vários "arquivos" que tenho hoje, poderei continuar abrindo-os tanto pelo Ubunto qto pelo W7, correto?

Fazendo como vc descreveu, seguindo o Tutorial, então eu não preciso formatar minha maquina e começar do "zero", certo? Lembrando que só tenho a partição C:, e disponho de uns 90GB de espaço livre no HD.

Qdo eu executar o ISO do Ubunto, o sistema me permitirá criar uma partição (por exemplo com uns 50GB) para o Ubunto? E depois poder operar com dual boot qdo necessário, certo ?

Desde já muito obrigado! Se eu sumir, é por que deu alguma coisa errada e nao fiquei sem acesso a net.... Mas nesse caso, conecto da lan house pra poder solucionar.

Pinguim-FU™

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Ribeirao Preto SP
Resposta #3 - 20.07.2010 às 20:34:37

Sim amigo se a particao do Windows estiver a ocupar todo o disco ele permite inclusive redimensiona-la sem apagar para criar uma EXT4 para arquivos (Formato De Particao Muito Usado No Linux) e tambem porque nao alguns MBs de particao SWAP (Usado como memoria Virtual se a RAM acabar,mas nao acessivel ao usuario)

e Sim se os arquivos que voce se referir forem os Do Office,Musicas e Fotos isso é acessado Normal inclusive pode acessar o HD Do Windows sem Reiniciar e nao precisa necessariamente formatar o WIndows para Instalar o Ubuntu

Recomendo que siga o Video =D

Pinguim

PC 2: Atlhon XP 1.6GHz, 512MB DDR, GeForce MX440 64MB DDR, HD 120GB ATA, Asus A7V8X-X, Ubuntu 10.04+WinXP
Note: Atom 1.3Ghz, 2GB DDR2, Intel GMA, HD 250GB ST-II, Acer Aspire, Windows XP Edited
By Pinguim-Fu

Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #4 - 20.07.2010 às 20:38:09

Pinguim-FU™ escreveu em 20.07.2010 às 20:34:37:
Sim amigo se a particao do Windows estiver a ocupar todo o disco ele permite inclusive redimensiona-la sem apagar para criar uma EXT4 para arquivos (Formato De Particao Muito Usado No Linux) e tambem porque nao alguns MBs de particao SWAP (Usado como memoria Virtual se a RAM acabar,mas nao acessivel ao usuario)

e Sim se os arquivos que voce se referir forem os Do Office,Musicas e Fotos isso é acessado Normal inclusive pode acessar o HD Do Windows sem Reiniciar e nao precisa necessariamente formatar o WIndows para Instalar o Ubuntu

Pinguim

Ok Pinguim,

farei isso!

Depois dou notícias!!! (risos)

abraço!

Ricardo WB

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #5 - 24.07.2010 às 03:32:10

Pinguim

Olá Pinguin,

cara, to impressionado com esse novo (para mim) OS Linux - Ubuntu 10.04!

Foi tudo muito fácil...desde a instalação mantendo o W7 até a utilização e si. Acredite que eu espetei meu modem E156 e em segundos já apareceu a unidade no desktop e depois. Se quer precisei executar o VivoZap.exe que vem dentro do modem, bastou 4 cliques no gerenciador de conexao do ubuntu que o "danado" já começou a funcionar. Tudo muito rápido.... parece até que meu laptop ficou turbinado. Já abri PDFs, planilhas do excel, do Word. Meu amigo, nem parece que é de verdade. Tá tudo dando tao certo que parece que a qq momento vai dar algum problema (situação que ocorria muito no W)...rs.... Enfim, to em lua de mel com meu Linux. E queria agradecer a paciencia que vc teve em detalhar duvida-a-duvida no post inicial, o que me encorajou a migrar pro Linux. Muito obrigado memo!!!

Sabe me dizer se existe uma área aqui no PCForum que fala sobre o Evolution ? Pois queria saber se nele, há como criar identidades, como eu conseguia fazer no velho Outlook Express e que nos novos outlooks nao é mais possível.

muito obrigado mesmo Pinguim !!!

abraços

Ricardo

PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Pinguim-FU™

Uma
Comunidade,Muitas
Ideias e Um Sistema
Flexivel

Ribeirao Preto SP
Resposta #6 - 24.07.2010 às 21:29:28

Ricardo WB escreveu em 24.07.2010 às 03:32:10:

Pinguim

Olá Pinguin,

cara, to impressionado com esse novo (para mim) OS Linux - Ubuntu 10.04!

Foi tudo muito fácil...desde a instalação mantendo o W7 até a utilização e si. Acredite que eu espetei meu modem E156 e em segundos já apareceu a unidade no desktop e depois. Se quer precisei executar o VivoZap.exe que vem dentro do modem, bastou 4 cliques no gerenciador de conexao do ubuntu que o "danado" já começou a funcionar. Tudo muito rápido.... parece até que meu laptop ficou turbinado. Já abri PDFs, planilhas do excel, do Word. Meu amigo, nem parece que é de verdade. Tá tudo dando tao certo que parece que a qq momento vai dar algum problema (situação que ocorria muito no W)...rs.... Enfim, to em lua de mel com meu Linux. E queria agradecer a paciencia que vc teve em detalhar duvida-a-duvida no post inicial, o que me encorajou a migrar pro Linux. Muito obrigado memo!!!

Sabe me dizer se existe uma área aqui no PCForum que fala sobre o Evolution ? Pois queria saber se nele, há como criar identidades, como eu conseguia fazer no velho Outlook Express e que nos novos outlooks nao é mais possível.

muito obrigado mesmo Pinguim !!!

abraços

Ricardo

Oi Amigo que Otimo que tudo deu certo !!!  Alegre

Bem eu respondi as tuas duvidas nesse outro topico que achei por aqui

http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1279954114/0#1

so evite criar topicos repetidos pra ficar facil de se achar depois  Sorriso

Aqui que eu saiba nao ha area especifica para o Evolution mas pode facilmente ser postado em algum canto da seção de Internet e sempre é um assunto muito falado em (gigantes) comunidades do Linux na Web e tambem no site oficial do projeto (Link la no outro Post -D)

Estou sempre por ai se precisar amigo

Abração pra ti  Legal
Pinguim

By Pinguim-Fu