Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Fonte ATX - Teste (Lido 1604 vezes)   
Julio Riva

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 34
Belo Horizonte
Fonte ATX - Teste
24.11.2010 às 18:56:25

Boa tarde caros amigos. Esta é minha primeira mensagem em vosso fórum e portanto peço que me desculpem caso cometa algum deslize. Espero estar postando o tópico na área correta.

Bem. Eu estive lendo sobre as formas de testar a fonte ATX explicadas pelo Rubens.

Meu computador passou a apresentar um problema díficil e, acreditando que era a fonte, comprei outra nova. Troquei e o problema persistiu. Acabei por descobrir que na verdade era apenas o cabo que havia entrado em curto e derretido uma entrada, gerando mal contato.

Mas o que importa é que ao meu ver isso foi uma chacoalhada de Deus para voltar a estudar informática. Então, como aconselhou o Rubens em outro tópico eu "meti a mão na massa" sem medo de me sujar. Ou melhor, meti a mão na fonte sem medo de tomar choque.

Fiz o teste simples (dando o curto de ignição e utilizando o multimetro digital e o teste mais completo (idem, mas utilizando-se de resistores).

1ª Dúvida efetiva: A loja não possuia os resistores indicados pelo Rubens (12ohmsx15watts) e como ele disse que não poderia ser de wattagem inferior eu adquiri o imediatamente superior (15 ohms x 20 watts)

Ambas as fontes manteram-se próximas aos 12 volts.

Isso é normal, mesmo eu tendo usado um resistor diferente do indicado?

2ª Dúvida: No tópico anterior o Rubens afirmou que informou uma amperagem pequena, apenas para ver se a fonte não caia quando transmitia energia. Como eu poderia fazer para exigir um pouco mais da fonte no teste? Colocar mais alguns pares de resistores em outras saidas?

Visualizar Perfil Julio Riva   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
Luiz Cláudio
Moderador desta área
Moderador Voluntário

Ab alio expectes,
quod alteri feceris

Postagens: 9589
Rio de Janeiro
Re: Fonte ATX - Teste
Resposta #1 - 27.11.2010 às 09:09:23

Julio Riva escreveu em 24.11.2010 às 18:56:25:
Boa tarde caros amigos. Esta é minha primeira mensagem em vosso fórum e portanto peço que me desculpem caso cometa algum deslize. Espero estar postando o tópico na área correta.

Bem. Eu estive lendo sobre as formas de testar a fonte ATX explicadas pelo Rubens.

Meu computador passou a apresentar um problema díficil e, acreditando que era a fonte, comprei outra nova. Troquei e o problema persistiu. Acabei por descobrir que na verdade era apenas o cabo que havia entrado em curto e derretido uma entrada, gerando mal contato.

Mas o que importa é que ao meu ver isso foi uma chacoalhada de Deus para voltar a estudar informática. Então, como aconselhou o Rubens em outro tópico eu "meti a mão na massa" sem medo de me sujar. Ou melhor, meti a mão na fonte sem medo de tomar choque.

Fiz o teste simples (dando o curto de ignição e utilizando o multimetro digital e o teste mais completo (idem, mas utilizando-se de resistores).

1ª Dúvida efetiva: A loja não possuia os resistores indicados pelo Rubens (12ohmsx15watts) e como ele disse que não poderia ser de wattagem inferior eu adquiri o imediatamente superior (15 ohms x 20 watts)

Ambas as fontes manteram-se próximas aos 12 volts.

Isso é normal, mesmo eu tendo usado um resistor diferente do indicado?

2ª Dúvida: No tópico anterior o Rubens afirmou que informou uma amperagem pequena, apenas para ver se a fonte não caia quando transmitia energia. Como eu poderia fazer para exigir um pouco mais da fonte no teste? Colocar mais alguns pares de resistores em outras saidas?

Seja bem vindo ao PCFórum!
O grande problema em se testar fontes de computador não é somente a tensão e amperagem, há também a filtragem ou os ruídos nas linhas de DC.
Uma filtragem deficiente já faria um computador apresentar problemas e para verificar somente com um osciloscópio e observando a forma de onda da linha.
Eu pessoalmente não procuro testar ou consertar fontes, pois o valor destas hoje em dia não compensa, por exemplo:
Uma fonte genérica de boa qualidade está saindo a R$ 26,00 um reparo eu cobraria quanto?
Outro ponto é que os capacitores hoje em dia possuem uma vida útil limitada e como citei anteriormente eles serão responsáveis pela filtragem e assim sendo a troca de todos é inviável financeiramente.
Abraços

Visualizar Perfil WWW Luiz Cláudio   IP registrado
rubensomar

evoluir sempre

Postagens: 2070

Re: Fonte ATX - Teste
Resposta #2 - 27.11.2010 às 22:19:32

Bom vamos lá!

O resistor de 15Rx20w reduziu a eficácia do teste, ele "puxou" menos corrente que um de 12Rx15w.

Você pode submeter sua fonte à qualquer teste desde que a soma total das potência dissipadas pelos resistores de teste não execeda à watagem  total disponibilizada pela fonte. Use os seguinte cálculos através da fórmula:
R=V/I
Onde: R é o resistor que vc vai precisar em ohms
V é a voltagem da saída à ser testada
e I é a corrente disponível naquela saída
por exemplo
Tensão da saída: 12Vcc
I (vamos de Imáx. dessa vez) 16A
R=12/16
R=0,75
Mas como não precisamos de tudo isso, um resistor de 1R funciona e é mais fácil de achar
então I= 12A
A potência do resistor é assim: P=V x I
P=12*12= 144W

Mas qual é o ruim desse tipo de teste com carga máxima? Um resistor para 200W (valor comercial maior mais próximo ) não sai barato, meu amigo. Então um teste mais barato tb vai lhe dar uma "certa" garantia e não tanto em prejuízo financeiro. Caso vc seja daqueles que levam sempre tudo ao extremo e vão lá para "conferir" a "coisa" vc tb pode fazer uma associação de resistores em paralelo. Por ex. 4 resistores de 4,7 ohms lhe retornam um resistor 1.175 ohms e suas potências se somam. Se os 4 foram de 20 w, vc terá um equivalente à 80w.
   No quesito filtragem, citado pelo Luíz. Tb há um teste prático, que dispensa o osciloscópio. É só colocar um alto-falante  de pelo menos 20w também (nesse caso), em série com um dos resistores e ouvir bem de perto. Se aparecer um ruído qualquer, A filtragem tem problemas.
   Mas eu postei isso à título de curiosidade eletrônica, que pode ser feito, mas bem rapidamente para não "fuzilar" os resistores. Mas, como o Luíz falou, nem sempre vale pena financeiramente. À não ser que seja por vc mesmo, ou seja, que quer comprovar as coisas por sí mesmo.  Piscando

« Última edição: 27.11.2010 às 22:28:01 por rubensomar »  
Visualizar Perfil   IP registrado

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!