Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Latinoware bate recorde de participação (Lido 3350 vezes)   
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Latinoware bate recorde de participação
28.10.2011 às 09:00:57
 
A oitava edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre registrou mais de 4.200 participantes. Saiba mais sobre os três dias de evento, em Foz do Iguaçu (PR), nas matérias publicadas pelo Blog "Serpro em Eventos".

As principais soluções de software livre do Serpro foram apresentadas na Latinoware. Flávio Lisboa, de Curitiba, falou sobre os novos desafios do Demoiselle. Tornar-se um padrão de referência para a Java Community Process (JCP) é uma das metas. O Expresso foi apresentado por Frederico Câmara, de Brasília, que dedicou-se a abordar o projeto em Nuvem da suíte de comunicação. A palestra sobre a Arquitetura de Monitoração Integrada - Farol

O evento contou com grandes nomes da tecnologia, entre eles: Rasmus Lerdorf, o criador da linguagem de programação PHP. O especialista destacou, sobretudo, a importância de utilizar as versões mais recentes da tecnologia para garantir melhor eficiência nos projetos. O letão Alexei Vladishev, desenvolvedor do Zabbix, também participou da Latinoware. Ele conta que o programa nasceu a partir daquilo que classifica como sua própria preguiça, em 1998. Jon Maddog Hall apresentou o Projeto Cauã e também foi o responsável pela palestra de encerramento do evento, na qual comemorou os 20 anos do Linux e afirmou que “o Brasil é primeiro no mundo no uso de software livre”.

Conhecimento Livre
Robôs Livres e Imprimíveis : este foi um dos projetos discutidos que trouxe grande euforia aos entusiastas do conhecimento livre e compartilhado. A iniciativa de produção colaborativa pela rede para geração de mapas estruturados de cidades, o OpenStreetMap também teve boa receptividade.

Governo
A adoção do software livre na Administração Pública é mais do que uma orientação; é uma política de governo. Por isso, instituições governamentais apoiam eventos que promovem tecnologias abertas. Durante esses três dias, além do Serpro, outras empresas estiveram presente na Latinoware. A SLTI/MPOG participou com diversas palestras e apresentou dois projetos: o portal Guia de Serviços do Governo Federal  e o Modelo de Acessibilidade (e-MAG). Já a empresa de TI do governo do Rio Grande do Sul falou sobre sua política de dados abertos.

Educação
O software livre, ao longo do tempo, tem sido um parceiro da educação. Muitos projetos educacionais com plataformas abertas são bem sucedidos, entre eles o Linux Educacional  que completou, em 2011, dez anos nas escolas do país. Na Latinoware, também foi apresentado o GCompris, um software dedicado a atividades lúdicas para crianças que, agora, se mostra um eficaz recurso para inclusão digital de adultos.

Comunidade

O LibreOffice, um grande projeto da comunidade de software livre, teve um dia inteiro de atividades. A comunidade KDE relembrou os 15 anos de história do ambiente de desktop.

Outros destaques
Na Latinoware 2011, foi possível conhecer uma solução inusitada: um thin client de papelão, o Thineco. Outra novidade foi o Tupí, um software livre para animação 2D.

"Construir uma nuvem privada só com software livre é possível" - essa foi uma das afirmações na Latinoware 2011. Metodologias ágeis também foram assunto de discussão no evento.
Voltar ao topo
 

Latinoware.jpg
Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

Online

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Voltar ao topo
Email Visualizar Perfil IP registrado
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Re: Latinoware bate recorde de participação
Resposta #1 - 28.10.2011 às 09:01:20
 
                                                                     
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil   IP registrado



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!