Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Invit transforma smartphones e PCs em centrais de alarme, garantindo a segurança de usuários (Lido 3421 vezes)   
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Invit transforma smartphones e PCs em centrais de alarme, garantindo a segurança de usuários
16.07.2012 às 15:51:36
 
O Agentto é uma aplicação de segurança que transforma smartphones e computadores em uma central de alarme, proporcionando a criação de redes de proteção aos usuários. Criado pela Invit Negócios Inovadores, utilizando tecnologias Microsoft, a solução pioneira no mercado brasileiro, foi idealizada para atender situações emergenciais que variam de questões de segurança privada e pública até monitoramento médico-hospitalar.

A Microsoft percebeu o potencial da solução e resolveu apostar na empresa, fundada em 1995 por quatro estudantes de Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia , hoje uma holding que investe em aplicações pioneiras de tecnologia. "Além do apoio institucional, a Microsoft forneceu tecnologia de ponta para viabilizar o projeto, como foi o caso do Windows Azure, uma plataforma de computação em nuvem que fornece a flexibilidade, elasticidade e escalabilidade necessárias para desenvolver soluções com expectativa de alta adesão de usuários", explica Paulo Iudicibus, diretor de inovação da Microsoft no Brasil.
De acordo com Sérgio Paim, CEO da Invit e idealizador do Agentto, "se tentasse construir a solução sem o Windows Azure, 90% do orçamento seria consumido em construir uma estrutura segura e escalonável. Como a aplicação é voltada para as massas, podendo alcançar cerca de 700 milhões de usuários, uma plataforma como o Windows Azure é o que torna viável técnica e comercialmente o empreendimento".

O desenvolvimento de aplicações na nuvem, como é o caso do Agentto, abre oportunidades para uma série de serviços e conveniências. "Em dia de reunião ou num churrasco com os amigos, as pessoas se telefonam e trocam SMSs a cada minuto para perguntar 'onde você está?', 'está chegando?'. Agora, quem recebe o convite pode habilitar os outros participantes a ver sua localização", exemplifica Paim. Com o uso de realidade aumentada, ao percorrer uma torcida de futebol com a câmera, uma aplicação aponta onde está quem se quer encontrar. A combinação de características de rede social confiável e geolocalização do Bing Maps também facilita muito a contratação de serviços, como encanadores e eletricistas, que estejam por perto e tenham boa reputação.

Tecnologias de ponta

Além da plataforma como serviço (PaaS) no Windows Azure, várias tecnologias Microsoft permeiam o projeto e sustentam os diferenciais do empreendimento da Invit. A central de monitoramento roda em Windows 7, com interfaces em Windows Presentation Foundation, e utiliza a tecnologia Bing Maps de georreferenciamento. "A proposta de computação em nuvem da Microsoft está baseada no seu .NET Framework e provê o ecossistema mais completo e aberto para um integrador (independent software vendor, em inglês) no mercado de software como serviço (SaaS). Foi utilizado também um framework semântico com base em motores ontológicos e CEP (Complex Event Processing)", explica Paim.

"O Twitter e o Facebook já foram usados em situações de catástrofes, mas isso é um improviso", compara. "Nosso escopo é computação onipresente, o que só é possível a partir de um ecossistema de soluções nobres como as da Microsoft, que nos apoiam desde a infraestrura, com a plataforma e seus recursos, até a ponta, com o Kinect, em nossa solução empresarial, por exemplo", afirma. A tecnologia foi fundamental na construção da solução e permanece em sua utilização.

Qualquer pessoa que disponha de um smartphone, seja ele o Windows Phone ou qualquer outro sistema operacional com acesso à internet, pode baixar gratuitamente o aplicativo no próprio celular e, no site do Agentto, pode fazer o cadastro da sua rede de proteção - que preferencialmente deve ser formada por familiares e amigos mais próximos. São estas pessoas que poderão ajudá-la em situações de perigo. Nesta rede também podem estar presentes órgãos de proteção como polícia, defesa civil, secretarias de trânsito, além de organizações da sociedade, como associações de bairro, condomínios e ONG's.

Uma das possibilidades do Agentto é a de que ele permite ao usuário, com um simples gesto na tela do smartphone, enviar um alerta para seus familiares e amigos, dizendo que está em perigo. Quem recebe o alerta tem à disposição um mapa com a localização de vítima e poderá enviar ajuda. Existe ainda a opção de emitir o pedido de socorro com informações do que aconteceu de forma mais detalhada, anexando fotos e vídeos da ocorrência.

"Para utilizar a versão empresarial do Agentto, por sua vez, basta o usuário possuir um computador conectado à internet. Há ainda a possibilidade de ativar uma função integrada ao Microsoft Kinect, sensor que capta movimentos do corpo inteiro e vozes individualmente, transformando as pessoas em botões de pânico ambulantes", descreve Paim. Apenas com alguns gestos preconfigurados o sistema já detecta uma movimentação fora do comum (assaltos) e pode acionar um pedido de socorro à Polícia Militar, Guarda Municipal, e à empresa que faz a segurança do estabelecimento, por exemplo. Gestos como levantar as mãos, ou o simples fato de uma pessoa entrar de capacete ou com o rosto encapuzado já dispara o pedido de socorro.

Inovação reconhecida mundialmente

"O pioneirismo da Invit se deve, em grande parte às tecnologias da Microsoft, que permitiram que inovássemos com produtos inéditos no mercado", afirma o CEO. Tamanho é o sucesso das soluções desenvolvidas pela empresa, que ela está sendo reconhecida na Conferência Mundial da Microsoft para Parceiros (Microsoft Worldwide Partner Conference), realizada entre 8 e 12 de julho no Canadá. A Invit receberá no evento o prêmio de "Parceiro do Ano em gestão do ciclo de vida de aplicação" (Application Lifecycle Management Patner of the Year), se destacando entre as três mil empresas de mais de cem países que estavam concorrendo.
Voltar ao topo
 

Invit.jpg
Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

Online

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Voltar ao topo
Email Visualizar Perfil IP registrado
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Re: Invit transforma smartphones e PCs em centrais de alarme, garantindo a segurança de usuários
Resposta #1 - 16.07.2012 às 15:52:03
 
                                                                       
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil   IP registrado



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!