Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Adoção de tecnologia em nuvem deve dobrar em três anos no Brasil (Lido 2787 vezes)   
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Adoção de tecnologia em nuvem deve dobrar em três anos no Brasil
30.07.2012 às 11:05:15
 
A Microsoft anuncia os resultados da pesquisa "Microsoft SMB Business in the Cloud 2012" (Microsoft Pequenas e Médias Empresas na Nuvem) conduzida em parceria com a Edge Strategies, que prevê o crescimento da adoção de serviços pagos baseados na nuvem. No Brasil, das 250 empresas entrevistadas, 33% são usuárias de nuvem e 45% afirmaram que devem utilizar nos próximos dois ou três anos. Em todo o mundo, o número de pequenas empresas que usam pelo menos um serviço pago na nuvem deverá triplicar no mesmo período. Para a análise, foram entrevistados decisores do mercado de TI de mais de 3 mil empresas de pequeno e médio portes, em 13 países.

"Já passou o tempo em que as grandes corporações eram as únicas a possuir serviços de TI de última geração", diz Victor Baez, gerente de pequenas e médias empresas e canais da Microsoft Brasil. "A Computação em Nuvem coloca as pequenas e médias empresas em igualdade de condições de estrutura tecnológica, ajudando-as a competir em um ambiente de negócios com rápidas mudanças. O investimento em TI e o tempo para operacionalizar são reduzidos, levando às PMEs a permanecerem focadas no que é a sua prioridade: crescer", acrescenta o executivo.

A computação em nuvem é capaz de entregar mais do que as pequenas e médias empresas precisam - operações mais baratas e rápidas, além de melhor fusão de informações, vitais para praticamente qualquer dispositivo. A pesquisa indica que 62% das empresas entrevistadas que utilizam os serviços em nuvem relatam benefícios significativos de produtividade em TI.

No que diz respeito aos fatores econômicos, o Brasil está 18% mais otimista que os demais países participantes da pesquisa, uma vez que 30% das empresas nacionais consideram que a instabilidade econômica será um desafio para seu crescimento, enquanto que no mundo são 48%. Já o aumento nos custos com funcionários são mais preocupantes aqui do que para os demais países, uma vez que estamos 7 pontos acima do percentual mundial com 32% ao invés dos 25% globais.

Mais opções, menos preocupações

- Apesar das incertezas econômicas globais, 53% das pequenas e médias empresas do mundo e 68% das PMEs nacionais usando serviços em nuvem esperam crescer em vendas nos próximos 12 a 18 meses, sendo que a maioria delas acredita que a tecnologia vai acelerar seu crescimento.

- O apetite das PMEs para a nuvem está crescendo à medida que elas adotam cada vez mais dispositivos e serviços, enquanto que suas preocupações sobre a nuvem diminuem.

- Aqueles que adotam a tecnologia esperam fazer mais com seus dispositivos, já que a mobilidade é essencial aos usuários. Eles querem dispositivos móveis não somente para o uso de serviços, como e-mail, mas também para acessar aplicativos de produtividade e negócios.

- Segurança é uma prioridade, mas não é a principal preocupação. Somente 23% das empresas brasileiras, enquanto 20% no mundo, acreditam que os seus dados estão menos seguros na nuvem do que se estivessem em seus computadores. Trinta e sete por cento das empresas PMEs consideram que os dados estão tão seguros na nuvem quanto nos seus sistemas instalados.

Oportunidades para Parceiros Microsoft

Apesar de muitas PMEs estarem interessadas nos benefícios que a nuvem pode oferecer, muitas não conseguem identificar quais serviços seriam mais valiosos para uma implementação e também têm dificuldade em selecionar um fornecedor. Sessenta por cento dessas empresas brasileiras indicam não possuir os recursos necessários para implementar novas tecnologias e serviços, e 71% não possuem recursos para implementar as tecnologias e aplicações. Para o grande ecossistema de provedores de serviços em nuvem, este cenário representa uma oportunidade para elevar o conhecimento e preencher a lacuna que existe na conquista de clientes: 87% das PMEs relatam que é importante comprar serviços de nuvem de um provedor com profissionais locais.

No Brasil, a Invit Negócios Inovadores é um exemplo de empresa que está usando a tecnologia em nuvem a seu favor. "O nosso pioneirismo ao desenvolver uma aplicação de segurança que transforma smartphones e computadores em uma central de alarme se deve, em grande parte às tecnologias em nuvem da Microsoft, que permitiram que inovássemos com produtos inéditos no mercado", afirma Sérgio Paim, CEO da Invit.

Segundo o CEO da Invit "se tentasse construir a solução sem o Windows Azure (uma plataforma de computação em nuvem que fornece a flexibilidade, elasticidade e escalabilidade necessárias para desenvolver soluções com expectativa de alta adesão de usuários), 90% do orçamento seria consumido em construir uma estrutura segura e escalonável. Como a aplicação é voltada para as massas, podendo alcançar cerca de 700 milhões de usuários, uma plataforma como essa é o que torna o empreendimento viável", conclui.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa "Microsoft SMB Business in the Cloud 2012" foi desenhada e conduzida em conjunto com a Edge Strategies Inc. (http://www.edgestrategies.com) em dezembro de 2011. Foram entrevistados decisores e influenciadores de TI de 3 mil pequenas e médias empresas que possuem de 2 a 250 funcionários em 13 países: Alemanha, Austrália, Brasil, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Japão, Reino Unido, Rússia e Turquia. A íntegra do estudo global está disponível para download pelo link:

http://www.microsoft.com/presspass/presskits/telecom/docs/SMBCloud.pdf
Voltar ao topo
 

Cloud_comp_001.jpg
Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

Online

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Voltar ao topo
Email Visualizar Perfil IP registrado
Bechog
Moderador Global

Offline

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 214

Re: Adoção de tecnologia em nuvem deve dobrar em três anos no Brasil
Resposta #1 - 30.07.2012 às 11:05:52
 
                                                                       
Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil   IP registrado



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!