Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  

Não consigo criar uma conexão com a internet em meu PC XP (Lido 3255 vezes)   
sousudo

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 10
Rio de Janeiro
Não consigo criar uma conexão com a internet em meu PC XP
03.11.2014 às 01:53:03

Olá, turma do PCFórun

Sou novo por aqui e além de contar com dicas e ajuda de quem sabe mais também espero contar para resolver um [talvez] pequeno problema para quem é fera no assunto.

É o seguinte: esses dias comprei um PC usado e velho, destes que tem vídeo com tela lcd com o intuito de aprender a reconhecer e mexer com o hardware. O sistema deste PC é o XP Professional versão 2002 SP 3.
Tentei configurar uma conexão de internet via modem cable, mas não consigo de jeito nenhum... Como ele tem apenas 504MB de memória, desconfio que possa ser isso. Mas alguns detalhes me deixaram com a pulga atrás da orelha se é realmente apenas pouca memória.

1º) No Painel de Controle, a opção Configuração de Rede não abre quando clicada; e Conexões de Rede abre mas sem nenhum ícone, nada.
(Consegui acessar esses itens apenas através do Centro de ajuda e Suporte, e tentei criar uma conexão com a internet, apareceu a mensagem de erro 678, dizendo que o computador remoto não respondeu...)
Ah! a janela Propriedades de Dispositivos de sistema também aparece em branco (ou seja, sem conteúdo)

2º) Numa das tentativas de criar uma nova conexão [pois as que já tinham lá, talvez criada pelo dono anterior ou sei lá, pedem senha as quais, obviamente, eu desconheço], recebi a seguinte mensagem do Assistente para novas conexões: "O 'Assistente para fazer novas conexões' não pode abrir o seguinte local em seu computador: C:\Arquivos de programas\Serviços on-line.
Fui no referido local mas não encontrei o arquivo ou pasta Serviços on-line"

3º) No Gerenciamento de dispositivos não aparece as opções Acesso direto à memória (DMA), nem E/S, nem Memória, nem Solicitação de Interrupção. (Eles não deveriam aparecer?...)

4º) Fui então para o prompt, usei o comando ipconfig, que retornou a seguinte mensagem:
"Configuração de IP do Windows
Adaptador Ethernet conexão Local 6:
   Sufixo DNS específico de conexão: [com nada, ou seja, nenhum valor]
   Endereço IP: 192.168.0.1
   Máscara de subrede: 255.255.255.0
   Gateway padrão: [com nada, ou seja, nenhum valor]...

Pessoal, acho que não é só pouca memória não. Mas quero ouvir quem entende de fato do assunto.

Galera, fico aguardando. Valeu.

« Última edição: 04.11.2014 às 19:54:29 por sousudo »  
Visualizar Perfil   IP registrado
PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
LucasHollyster

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Postagens: 8

Re: Socorro! Não consigo criar uma conexão com a internet em meu PC XP
Resposta #1 - 04.11.2014 às 17:04:03

Olá amigo,

Bom, eu lhe recomendo você verificar se o driver de internet do seu PC está atualizado. Se caso não estiver, atualize-o no site do fabricante da sua placa mãe. Pegue o modelo da sua placa mãe em "Informações do Sistema" no Menu Iniciar. Se estiver, eu lhe recomendo verificar se a luz do conector do cabo de rede, verifique se ela acende ou não. Talvez possa ser o conector RJ-45 que esteja mau plugado. Se estiver aceso, eu lhe recomendo comprar uma placa de rede, não é muito caro e com certeza vai resolver o problema. Não se preocupe, o problema é o Hardware (parte física do computador) e não a parte lógica (Software). Qualquer dúvida, entre em contato comigo por email: lucas22296@hotmail.com

Lucas, técnico em informática.

sousudo

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Rio de Janeiro
Re: Não consigo criar uma conexão com a internet em meu PC XP
Resposta #2 - 04.11.2014 às 20:18:20

Olá, Lucas

Sorriso Valeu por ter respondido, brother, pois tô cortando um (quer dizer, vários) dobrados com este meu PC. Não tô reclamando não, tá até sendo estimulante  Alegre

Brother, eu tô mesmo desconfiado dos drivers. O ruim é os sites de grande parte desses componentes serem em inglês. Isso prejudica em pelo menos 50% a minha compreensão do conteúdo.

Vou instalar os drivers que baixei (placa-mãe, chipset, LAN), ver no que resultará e aí te dou retorno. Fui.

sousudo

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Rio de Janeiro
Resposta #3 - 05.11.2014 às 10:08:50

Oi, Lucas

Meu brother,  o assunto que vou tratar aqui foge um pouco do tema original deste tópico que era a dificuldade que eu estava tendo em configurar uma conexão com a internet no meu PC.   Indeciso
Na verdade, essa é só uma das dificuldades que estou tendo com o PC.
Sei que é contra a regra do fórum fazer várias perguntas diferentes da do tema original, portanto não as farei.
Mas devo explicar a minha decisão de reinstalar o SO, ou melhor, instalar um outro XP SP3 em cima do que já está no PC, visto que não possuo o disco de instalação desse XP já no PC.
Sabe, pesquisei, achei e baixei os drivers da placa-mãe do PC aqui no meu note, porém só consegui instalar um. Em outros, surgiram mensagens referentes ao Installer Windows. No prompt, não tenho acesso a alguns comandos que, creio me ajudariam. Apesar de ter conta de administrador, quando tento executar alguns comandos no prompt, surge uma mensagem dizendo que tenho que ter privilégio de administrador... E minha conte é de administrador, hein! Além disso, não tenho acesso a certas informações do sistema. Pô, quero um PC que eu seja o dono, que eu possa mandar e desmandar. Por isso eu comprei este PC.
Outra coisa, no CMOS, eu mudo a configuração de ordem de boot, fica lá mudado, mas é como se o DVD-ROM não existisse. E no entanto, ele aparece no CMOS e também no Gerenciador de Dispositivos. Aliás, este último não acusa nenhum problema nem no drive de DVD nem em componente nenhum. Quando abro o drive (SATA) para inserir um disco, uma luz verde se acende normalmente. Se tento iniciar no modo seguro, não inicia, quer dizer, inicia sim só que no modo normal. Não existe pontos de restauração. E outras cositas mas que agora não me ocorre.

Não sei nada de quem foi o dono anterior deste PC, se ele serviu de servidor ou não. comprei-o numa loja. Sei que, nele, existe uma conta de Administrador que já estava lá qdo eu adquiri o PC (não sei se essa conta é padrão do XP; a 'minha' conta de administrador aparece no grupo de usuários... Assim que adquiri o PC, o drive de disco funcionava normalmente, tanto que baixei alguns programas nele, dentre os quais o Nero (que fico imaginando se não fez alguma mudança no sistema em relação ao drive de DVD). Como o PC tinha pouca memória e ficou mais lento, deletei a maior parte desses programas, mas muitos deixaram rastros, né?
também confesso que, mesmo sem ter conhecimento de causa, fiz algumas mudanças pelo regedit (mudanças que melhorariam o desempenho do XP). Até fiz um backup antes da mudança e tentei restaurar por esse backup, só que não sei se realmente voltou ao estado anterior, até porque fiz as mudanças que encontrei num fórum aí que não me lembro, e não me lembro o que mudei, nem para que servia. (Que me sirva de lição.)
Fora isso o PC funciona bem, não trava, não demora para carregar aplicativos. Só não tem internet e eu não tenho acesso irrestrito  a todas as partes dele.

Bem, por conta disso vou trocar o SO, mas não consigo fazê-lo pelo Drive de DVD. Será que conseguiria fazê-lo através de pendrive?... Se bem que não vi opção no CMOS de boot por USB. Será que existe outra forma de eu tentar iniciar no modo seguro?... Será que pelo editor de registro u pelo prompt eu consigo resolver alguma coisa?...  Huh

Lucão, me dá uma luz aí, meu brother. E se for o caso de mudar esta mensagem para outro tópico, é só me avisar.
Fico aguardando, ansiosamente, tua resposta.

VALEU!  Sorriso

LucasHollyster

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #4 - 06.11.2014 às 16:10:55

Olá meu brother!

Bom meu amigo, sim tem um jeito de formtar o PC pelo pen drive sim. Primeiro você tem que ter em mãos o pen drive bootável, ou seja, o pen drive que o permite formatar a máquina. Caso tiver, reinicie o computador e o insira na entrada USB da sua máquina, feito isso pressione DEL repetidamente e o computador entrará no seu SETUP, feito isso, altere a ordem dos boot, e em 1º coloque alguma opção que tenha a palavra "USB" no meio. Existem várias firmwares de BIOS, consequentemente uma diferente da outra. Escolhendo a ordem no boot, Dê F10 e tecle enter.

E é só aguardar que o computador será formatado!  Piscando

Qualquer dúvida, volte a perguntar amigo, estou aqui para ajudá-lo  Gargalhando

PS: Se o a opção de DVD não aparecer como opção de boot, ou o seu driver de DVD está estragado ou a próprio placa mãe não reconhece-o. Abraço amigo!

PCRobô
Divulgador

PCFórum, o mais completo fórum de informática do Brasil!

Postagens: 99999999
Brasil
Gênero: male
Anúncios

Email Visualizar Perfil IP registrado
LucasHollyster

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Resposta #5 - 06.11.2014 às 16:15:12

Se caso você não tiver um pen drive bootável, eu lhe aconselho a comprar um pen drive de 4GB ou mais e procurar uma vídeo-aula no YouTube. E eu recomendo você formatar a máquina mesmo, esqueça a parte de "modo seguro", é algo complexo...

Abraço meu amigo! Sorriso

sousudo

Indique o PCFORUM
para seus amigos!

Rio de Janeiro
Resposta #6 - 06.11.2014 às 22:33:45

Valeu Lucas
Vou amadurecer essa idéia do pen drive bootável pesquisando lá no Youtube, conforme vc me sugeriu. Quanto à ordem de boot lá no setup, a opção do DVD/CD aparece som, brother. Opção com USB é que não aparece. (O modelo da placa-mãe é P23G, versão 1.0, da PCChips.)
O que acontece é que eu altero a ordem de boot mas é o mesmo que nada. E o drive DVD/CD consta não só no CMOS como também no Gerenciador de Dispositivos...   Embaraçado

E falando no diabo... vc tinha falado sobre os drivers, né, pois é, o Gerenciador não acusa nenhum dispositivo como tendo problemas com drivers (aquele desenho do ponto de exclamação) nem com falta de drivers (desenho do ponto de interrogação). Fui em Propriedades de cada um, e todos apresentaram aquela mensagem de que "este dispositivo está funcionando corretamente".  Huh

Ainda assim pesquisei o modelo da placa-mãe e , no site do fabricante, baixei os drivers que lá estavam disponibilizados, a saber:
    - o driver da BIOS (PCChips);
    - o driver do chipset (Via);
    - o driver do áudio on-board (Realtek);
    - o driver do modem on-board (PCtel) - af! AMR/CNR
    - o driver do chipset do USB [???] (Via);
    - o driver do IDE [do HD???] (Via);
    - e por fim o driver do SATA/RAID (Via) [que imagino ser do drive de DVD/CD, único dispositivo SATA da máquina.

Todos eles, invariavelmente, trouxeram em suas pastas (depois de descompactadas) mais de um programa executável. Imagino que um deles deva ser o programa que instala o driver, só não sei qual.  Huh

Aí tentei fazer a instalação manual, mas lá no Gerenciador de Dispositivos tive dificuldade em saber quem era quem exatamente. Ou melhor, em qual dispositivo exatamente eu deveria instalar o driver. Por exemplo, tem esse driver do chipset USB: se fosse fazer a instalação dele manualmente, devo instalar ele no dispositivo Controladores USB? Ou devo expandir este e instalar o driver num determinado componente ali listado???
E os drivers da BIOS e do chipset? Onde eles entram? No dispositivo Computador? Ou expando este e instalo o driver no que estiver ali dentro. E o driver de som on-board? Em entradas e saídas de áudio? Em Controladores de som e vídeo? Enfim, não consigo associar os drivers cada qual ao seu devido dispositivo. Pesquisei na Web e ainda não consegui encontrar essas informações. E gostaria imensamente de saber.   Piscando

É isso aí, Lucas, vou ficar por aqui. Aguardo retorno.  Sorriso

Ah, Lucas,
só para registrar, o cabo trançado que uso tá ok, tanto que uso o mesmo para me conectar com meu note. E no dia em que estva tentando configurar a conexão do pc cm a web, notei que a luz onde o plug RJ-45 se conecta na parte de trás do gabinete, estava sim acesa.
De fato é viável comprar uma placa de rede. Mas, será que tem como descobrir se a interface de rede on-board não está ok?...

« Última edição: 06.11.2014 às 22:41:12 por sousudo »  

Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!