Pesquise no PCFórum - Digite sua dúvida aqui
Bem-vindo, Visitante. Por favor efetue Login ou Registre-se
PCFORUM.com.br

    
Notícias:
  Home Fórum Notícias Anuncie AjudaLoginCadastre-se  
 

Como se proteger do Petya / GoldenEye Ransomware (Lido 1180 vezes)   
dommarco
Moderador desta área

Offline

Conhece-te a ti
mesmo. ( Sócrates)

Postagens: 4960
Divinópolis MG
Como se proteger do Petya / GoldenEye Ransomware
07.07.2017 às 10:24:01
 
Como se proteger do Petya / GoldenEye Ransomware


Recentemente, surgiu uma nova tensão com um ataque de ransomware. Muitas organizações na Europa e nos EUA foram prejudicadas pelo novo Ransomware chamado Petya / GoldenEye. Ele se espalha rapidamente em todo o mundo e está expandindo a infecção. Aqui está o que você precisa saber sobre o Petya / GoldenEye e como evitar o ataque:

O que é Petya / GoldenEye?

Semelhante a WannaCry, a Petya usa o recurso Eternal Blue para infectar dispositivos Windows, especialmente sistemas Windows mais antigos. Não como WannaCry, que criptografa os arquivos um a um, o Petya é muito mais perigoso que pode danificar todo o disco rígido, até mesmo parar de entrar no seu sistema.

Como o ataque do Petya funciona?

Enquanto o Petya está tentando infectar um computador,a Blue Screen of Death(Tela Azul da Morte) pode ser um sinal, então o sistema será reiniciado à força para finalizar a criptografia. Isso pode ser ignorado facilmente, pois o processo se parece com o Windows digitalizando e reparando o próprio sistema. Uma vez que a reinicialização foi concluída, o computador é criptografado e uma mensagem aparecerá para alertar o usuário para pagar o resgate.



Como prevenir ataques do Petya / GoldenEye?

O ataque do Ransomware pode ser um verdadeiro desastre, pois ameaça seus arquivos e informações importantes. Então, você precisa estar atento a qualquer ação suspeita em seu computador. Depois de obter este pop-up abaixo, você deve desligar seu PC imediatamente em caso de se infectar com o Petya.



Aqui as dicas para evitar o Petya / GoldenEye:


1. Corrigir Vulnerabilidade do Sistema

A vulnerabilidade do sistema é sempre o alvo do ransomware. É crucial manter seu sistema atualizado. Ou você pode ir ao Site Oficial da Microsoft para baixar os últimos patches da sua versão mais antiga do Windows.

2. Desativar o serviço WMI

O WMI é executado automaticamente no arranque do sistema sob a conta LocalSystem. O serviço pode ser usado pelo Petya para espalhar o ransomware.
Siga as etapas para parar o serviço WMI
Nota: se o serviço WMI não estiver sendo executado, você não pode gerenciar, monitorar ou recuperar informações sobre os recursos no computador, especialmente de forma remota.

3. Crie uma senha mais forte para o seu sistema

Uma senha forte pode ajudá-lo a melhorar a segurança do seu sistema, evitando que programas mal-intencionados acessem seu sistema com facilidade. Por exemplo, você pode misturar a senha com letras maiúsculas, símbolos e números.

4. Feche o serviço do SMBv1

SMBv1 é um protocolo de rede obsoleto e pode ser atacado pelo Pansia Ransomware. Você provavelmente pode desativá-lo para evitar o ataque. Mas há um impacto potencial que fará com que o compartilhamento de arquivos e impressões não funcione mais em uma rede de área local.

Siga as etapas para parar SMBv1

Não deseja desativar o SMBv1? Aqui estão as dicas para você:
Use apenas redes protegidas e NÃO compartilhe arquivos importantes por meio de conexões SMBv1. Bloqueie o tráfego SMB de entrada / saída em seus firewalls de. Restrinja SMB somente em localhost (seus próprios computadores) através de firewalls host locais.

5. Instale um bom programa de proteção de PC no seu computador

A maneira mais fácil, porém eficaz, de bloquear o ransomware é fazer bom uso de uma ferramenta de segurança para o sistema que ofereça um mecanismo anti-ransomware e uma proteção em tempo real para você detectar ameaças e proteger o computador contra o ataque do Petya.

6. Faça backup de seus arquivos importantes

Para evitar a perda de seus arquivos importantes, especialmente criptografados pelo Ransomware, é melhor para você desenvolver o bom hábito de fazer back-ups regularmente e corretamente.

Voltar ao topo
 
 
Visualizar Perfil WWW dommarco dommarco dommarco3 dommarco42   IP registrado



Visite nossa página inicial e veja mais dicas e conteúdos! Clique aqui!!